Retrospectiva: Administração Central investe R$ 21 milhões em melhorias de infraestrutura

28/12/2023 - 18:48  •  Atualizado 02/01/2024 11:58

Avanços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, acessibilidade e inclusão. Os bons resultados obtidos pela Ufes em 2023 são fruto de uma série de iniciativas que incluem, entre outras, um investimento significativo em infraestrutura. São obras, reformas e intervenções que qualificam a Universidade e impactam no desempenham do ensino, da pesquisa e da extensão.

Este ano, a soma de recursos investidos em novas instalações e na melhoria das já existentes alcançou R$ 21 milhões, aplicados em salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, prédios administrativos e acadêmicos, equipamentos culturais e de comunicação, instalações elétricas, iluminação externa, auditórios, equipamentos de informática, mobiliário, sinalização, espaços de circulação e acessibilidade.

Entre os novos prédios e instalações estão a reforma do prédio que abrigará a nova sede da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd - foto principal) e a implantação de um novo datacenter, ambos no campus de Goiabeiras. Prestes a ser inaugurado, o centro de processamento de dados que vai melhorar os serviços digitais de toda a Ufes.

Ainda em Goiabeiras, o Teatro Universitário retomou suas atividades em março, com a estrutura renovada por um investimento de R$ 2 milhões e uma agenda variada de espetáculos  O Cine Metrópolis também está sendo aprimorado: recebeu novas cadeiras para oferecer mais conforto ao público e terá um novo equipamento para complementar a modernização do sistema de projeção. Sua programação será retomada nos primeiros meses do próximo ano.

Saúde

No campus de Maruípe, o Laboratório Anatômico do Centro de Ciências da Saúde (CCS) foi totalmente modernizado, oferecendo melhores condições para formação dos estudantes da área de saúde. O campus recebeu ainda uma nova farmácia universitária, melhorias na pavimentação, uma nova cantina e um novo espaço de vivência para os estudantes.

No Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), foram  concluídas as obras do prédio do Ambulatório Clínico, com com cerca de 4.300 metros quadrados de área construída, 50 consultórios e quatro salas cirúrgicas; o da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital, com 1 mil m2 de áarea construída o novo Laboratório de Análises Clínicas (foto), onde são realizados cerca de 70 mil exames por mês; e o novo Centro Oftalmológico. Este possibilitará dobrar de 2.500 para 5 mil atendimentos por mês, e o número de procedimentos cirúrgicos, que passarão de 125 para 250.

Esses investimentos foram realizados com recursos provenientes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública que atua na administração do Hucam. “A nova infraestrutura assegura maior número de atendimentos, melhor qualidade nos serviços, garantia do ensino e formação profissional qualificada em saúde, além de mais conforto para os trabalhadores e usuários”, afirma o reitor, Paulo Vargas.

No campus de Alegre, foi inaugurado o prédio do Núcleo de Estudos em Bioenergia do Espírito Santo (Nebes) e o do Centro de Vivência do Hospital Veterinário. Já o campus de São Mateus recebeu este ano a reforma da Biblioteca (foto) e o novo Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas.

2023 também marcou o início da implantação de um novo projeto de sinalização para os campi da Ufes, que começou com a instalação de placas nas entradas para veículos e portões de acesso de pedestres. Essa é a primeira fase do projeto que ainda prevê a instalação de mapas perto das entradas e estacionamentos; sinalização direcional das edificações e identificação externa dos prédios. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,4 milhão e a implantação do projeto deverá ser concluída até junho do próximo ano.