Ufes reinaugura Laboratório de Anatomia: “Grande acontecimento para a Universidade”

05/05/2023 - 17:42  •  Atualizado 08/05/2023 17:12

O dia do aniversário da Ufes começou com uma entrega importante para a comunidade universitária. Na manhã desta sexta-feira, 5, o reitor da Universidade, Paulo Vargas, reinaugurou o Laboratório de Anatomia, localizado no campus de Maruípe, após dois anos de reformas. A modernização do espaço inclui melhor acondicionamento dos cadáveres, mais espaço para receber doações de corpos, automatização na remoção das peças anatômicas dos tanques de conservação, além de sistema de drenagem e descarte exclusivo para formol.

A cerimônia contou com as presenças do vice-reitor, Roney Pignaton, do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Helder Mauad, e de pró-reitores, gestores, professores do CCS, técnicos administrativos e estudantes.

“Agora, a Ufes é uma das poucas instituições no Brasil com essa tecnologia e infraestrutura. Antes, já tínhamos um laboratório com condições para prestar um serviço de qualidade. Mas esse investimento é um grande acontecimento para a nossa Universidade, porque melhora as condições de trabalho para os técnicos, professores e estudantes”, afirmou o reitor.

Para o vice-reitor, Roney Pignaton, a reinauguração é fruto de “olhar atento e processos de conquista”. “Tudo que está aqui é um esforço coletivo que precisa ser valorizado”, disse.

O diretor do CCS, Helder Mauad, também ressaltou o trabalho de toda a equipe do Departamento de Morfologia no planejamento das reformas e na aquisição dos novos equipamentos para o laboratório. “Ao longo dos últimos anos, a Administração Central esteve sempre presente no nosso campus, em diálogo conosco. Conseguimos fazer a diferença porque temos apoio. Trabalhamos muito, mas a entrega justifica tudo”, afirmou Mauad.

Importância

Chefe do Departamento de Morfologia, o professor Willian Bautz definiu o Laboratório de Anatomia como um ambiente “muito representativo” do que é o CCS. “Aqui nós estudamos a máquina mais perfeita que existe, o corpo humano”, disse. As melhorias no espaço, segundo o coordenador do Laboratório, professor Eduardo Henrique Beber, são um privilégio para os estudantes. “Há universidades em que se estuda com boneco de plástico”, afirmou.

Atualmente, o Departamento de Morfologia atende a 11 cursos de graduação, além das turmas de pós-graduação. Em média, 800 estudantes participam das aulas de Anatomia Humana, semanalmente.

A reinauguração do Laboratório de Anatomia integra a programação do aniversário de 69 anos da Ufes. Até o fim de maio, a Universidade oferecerá atrações culturais, formativas e esportivas para a comunidade interna e externa, nos quatro campi, inclusive nos finais de semana.

Texto: Leandro Reis
Fotos: Ruth Reis