Hucam-Ufes inaugura ambulatório, laboratório de análises clínicas e prédio da Nutrição

31/05/2023 - 11:59  •  Atualizado 01/06/2023 07:34

Foram inauguradas nesta terça-feira, 30 de maio, as obras do Ambulatório, da Unidade de Nutrição Clínica e do Laboratório de Análises Clínicas (foto) do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória. Os investimentos somam aproximadamente R$ 30 milhões, e foram realizados com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais.

O novo ambulatório, com cerca de 4.300 metros quadrados de área construída, 50 consultórios e quatro salas cirúrgicas, é um antigo projeto do hospital, instituição integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O local abrigará os ambulatórios de Oftalmologia, Ginecologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, entre outros, atualmente instalados em outras estruturas mais antigas.

Toda a arquitetura do novo prédio, com dois pavimentos de atendimento, foi pensada para servir ao ensino dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), cumprindo com a missão do hospital e da Ebserh. Já a nova Unidade de Nutrição Clínica tem cerca de mil metros quadrados de área construída e, além abrigar a produção, porcionamento e distribuição de dietas orais, será origem da distribuição de dietas enterais e suplementos. Terá também um refeitório, com capacidade de 92 lugares e conexão com o prédio principal. Com a entrega das obras, a previsão é de que o prédio da Nutrição e o novo Ambulatório comecem a funcionar a partir de julho.

O novo Laboratório de Análises Clínicas, já em operação, trouxe para dentro do prédio principal do Hucam as atividades da unidade, onde são realizados cerca de 70 mil exames por mês. Após concluir 100% da mudança, em julho, espera-se reduzir o tempo de liberação dos resultados de pacientes internados, com a modernização do parque tecnológico, melhorias nos processos e melhor uso da força de trabalho.

Legado

Na cerimônia de inauguração, realizada pela manhã no auditório do novo Ambulatório, a superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Checon, destacou o legado a ser deixado pelas três obras entregues:

"Teremos condições de crescer, inovar e assumir grandes projetos. Temos compromisso com a entrega qualificada ao SUS, porque a sociedade espera isso de nós. Fico muito tranquila em saber que entregamos um hospital capaz de alçar novos voos", afirmou.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, em declaração enviada para a solenidade, reafirmou o compromisso dos hospitais universitários federais em servirem ao SUS e destacou a importância das obras inauguradas: "Estamos tendo oportunidade de qualificar não apenas nosso papel assistencial, mas de ampliar nossa capacidade de produzir ensino e pesquisa com melhores condições e instalações físicas. Com um conjunto de transformações físicas que nosso hospital já exigia faz bastante tempo".

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Cristina Engel, as melhorias vão impactar positivamente em todo o trabalho realizado no Hospital: "Fico emocionada porque estamos em espaço adequado para se produzir o melhor conhecimento, as melhores entregas à sociedade e que cada vez mais a gente ajude a formar pessoas. Ninguém é tão bom sozinho quanto todos nós juntos".

Durante a sua fala na cerimônia, o diretor do CCS, Helder Mauad, falou sobre o benefício das obras inauguradas para cada público da Universidade. "As entregas de hoje engrandecem não apenas o Hucam, mas a Ufes. Saem ganhando toda a comunidade, pelo fato de ter mais um prédio para serviço de excelência, e todos os residentes e estudantes. E também nossos professores e demais profissionais, pelo fato de podermos ter ambiente melhor para o Ensino", detalhou.

O gerente de Contratualização da Rede Complementar da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Heber Lauar, aproveitou a inauguração para registrar um agradecimento ao hospital: "Por ser de tão grande porte, é considerado na contratualização com o SUS como hospital estruturante. É grande parceiro do Estado, principalmente durante a pandemia. Teve a bravura de ser alinhado com o governo do estado neste momento. Tenho certeza de que os cidadãos capixabas terão aqui o melhor atendimento possível".

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo, Ricardo Ewald, por sua vez, parabenizou o hospital pela "garra" empenhada às obras inauguradas.

Em seguida, as autoridades descerraram as placas de inauguração e visitaram as instalações com os demais convidados.

Texto e fotos: Duilo Victor - unidade de Comunicação Social do Hucam-Ufes