Teatro Universitário retoma atividades com nova estrutura e agenda variada de espetáculos

24/03/2023 - 16:02  •  Atualizado 27/03/2023 15:02

Com melhorias em sua infraestrutura, o Teatro Universitário retoma sua programação acadêmica e artística a partir desta segunda-feira, 27, com o evento de acolhida dos estudantes ingressantes no semestre 2023/1. De março até dezembro deste ano, a agenda de um dos espaços culturais mais importantes do Espírito Santo contempla apresentações de peças, espetáculos de música erudita, shows de música popular e festivais de dança e teatro.

Para receber artistas e público neste ano, o Teatro passou por melhorias na infraestrutura iniciadas em 2021. Foram reformados banheiros, camarins e hall de entrada, além das instalações de novo sistema elétrico, nova iluminação, carpete antichamas e aparelhos de ar condicionado. O investimento total foi de aproximadamente R$ 2 milhões, com recursos provenientes do orçamento da Ufes.

“A Ufes tem muito orgulho de contribuir para a promoção e o fortalecimento das artes e da cultura no Espírito Santo. Hoje o Teatro Universitário é o único equipamento público que passa a entrar em funcionamento pleno no estado com porte e qualidade para acolher os mais variados espetáculos, por isso investimos em sua infraestrutura e equipe para melhor acolher o público e estreitar ainda mais nossos laços com a comunidade", afirmou o reitor, Paulo Vargas.

Além das reformas estruturais, o Teatro Universitário teve melhorias no quadro de pessoal. "Agora o teatro passa a ter um corpo de servidores efetivos que não tinha antes", explica o secretário de Cultura Rogério Borges. O ano de 2023 também marca a constituição de um corpo artístico para o Teatro, iniciado com a incorporação do Coral da Ufes, que passará a ensaiar sempre no espaço. "Queremos ainda a criação de um grupo de teatro e um grupo de dança da Universidade, vinculados ao Teatro Universitário", afirma o secretário.

Atrações

Neste primeiro semestre, já estão confirmadas as peças Ficções, com Vera Holtz; Eu de você, com Denise Fraga; Misery, com Mel Lisboa; e Império da burrice, com Marcelo Ferreira. Ao longo do ano, estão programados ainda o Festival Capixaba de Teatro, os circuitos Banestes e Unimed de Teatro e o espetáculo Passarinheiros, do Repertório Artes Cênicas e Cia. Também estão no radar do Teatro Universitário as crianças, que terão oportunidade de assistir a 21 espetáculos gratuitos até dezembro no tradicional Diversão em Cena, projeto de formação de público da ArcelorMittal.

Espetáculos de dança também se destacam na agenda de 2023, como A Bolha, da companhia Mítzi Martucci. Estão confirmados, ainda, o Festival de Danças Populares de Vitória e o Enesdança, que chega junto com uma versão protagonizada por crianças, o Enesdança Kids, no primeiro semestre.

Na seara da música, a programação vai de ritmos populares à música erudita. No dia 2 de maio, tem início a série Cante um samba na universidade, que receberá cantores e compositores do Espírito Santo e do Rio Janeiro todas as primeiras terças-feiras de cada mês.

Até julho, também passarão pelo palco do Teatro Universitário nomes como o Clube Big Beatles, a Trupe Barroca - orquestra dedicada a composições dos séculos XVII e XVIII, utilizando inclusive instrumentos e réplicas da época - e a cantora Vanessa da Mata, estrela do musical Clara Nunes - A Tal Guerreira. Estão confirmados para 2023, ainda, o 2º Prêmio da Música Capixaba, shows de Luiza Boê, Aline Garruth e Daniel Furlan e apresentações gratuitas do projeto Vale Música.

Diálogo

Segundo Rogério Borges, o retorno do Teatro Universitário marca a retomada do diálogo da Universidade com a cadeia produtiva de cultura do Espírito Santo. "A cena cultural carece de grandes espaços. Somos o único teatro público em pleno funcionamento no estado", afirma. Para absorver a demanda de ocupação artística, a Secretaria de Cultura da Ufes (Secult/Ufes) manteve conversas com a classe cultural desde o ano passado, visando à reabertura do espaço em 2023.

"Convidamos alguns artistas indicados por produtores culturais. Fizemos parcerias com eles em caso de aprovação em editais e agora vamos acolher esses projetos que já passaram por uma seleção", explica. A exemplo da série Cante um samba na Universidade, a Secult elabora outros projetos e em breve deve executá-los. "São iniciativas de música instrumental, coral, música de câmara", adianta Borges.

À parte a programação cultural, o Teatro Universitário já tem 56 eventos acadêmicos marcados até o fim do ano. A Secult planeja oferecer, também, programações gratuitas para a comunidade universitária e externa na hora do almoço.

Texto: Leandro Reis
Edição: Camila Fregona