Ufes inaugura galpão de insumos agrícolas e símbolo antirracista no campus de São Mateus

12/05/2023 - 18:47  •  Atualizado 04/12/2023 11:51

A Fazenda Experimental do campus de São Mateus recebeu na tarde desta sexta-feira, 12, um Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas, que possibilitará armazenagem mais apropriada dos equipamentos e materiais utilizados nas pesquisas realizadas na área. A inauguração foi uma das atividades realizadas no campus em comemoração aos 69 anos da Ufes, celebrado em 5 de maio.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; o diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; a vice-diretora Vivian Cornélio; o senador Fabiano Contarato; o deputado federal Helder Salomão; a deputada estadual Iriny Lopes; a Vereadora de São Mateus Luciety de Oliveira; e o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus, Eros Spalla.

O Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas foi construído com a ajuda de uma emenda parlamentar do deputado Helder Salomão. Com 432 metros quadrados e uma sala anexa, o espaço abrigará de forma adequada implementos e insumos agrícolas que serão utilizados pelos cursos de Agronomia, Biologia e outras graduações.

Após a inauguração foi realizado um coffee break para toda a comunidade acadêmica.

Mosaico

Em comemoração de aniversário da Ufes, o  Restaurante Universitário do campus contou ainda com um cardápio especial no almoço e no jantar, além de uma apresentação musical. Após o almoço, foi realizada a inauguração do mosaico de Zacimba Gaba, idealizado pelo artista local, Thiago Rabelo, em parceria com as mulheres da comunidade quilombola Dilô Barbosa, de São Mateus.

Zacimba Gaba foi uma princesa angolana escravizada no Espírito Santo. Símbolo da luta antirracista, Gaba liderou uma revolta na fazenda onde era escravizada, fundando um quilombo no Norte do Espírito Santo – hoje, Itaúnas, distrito de Conceição da Barra.

Programação

A programação em comemoração ao aniversário da Ufes continua na segunda-feira, 15, no campus de Alegre, onde haverá a inauguração do prédio do Núcleo de Estudos em Bioenergia do Espírito Santo (Nebes), referência na pesquisa de fontes de energia renováveis. A cerimônia acontece às 13h30.

A partir das 14h30, a Quadra Poliesportiva do campus recebe uma cerimônia oficial do aniversário da Ufes, com apresentação da banda Tambores de Iúna e confraternização de estudantes e servidores num coffee break.

Na próxima semana, a programação também continua no campus de Goiabeiras, com o lançamento da plataforma Acervus, na Biblioteca Central.

Texto e fotos: Maurício Lima e Souza