Novo Centro Oftalmológico do Hucam-Ufes dobra número de atendimentos

10/08/2023 - 20:52  •  Atualizado 14/08/2023 10:14

Com capacidade para dobrar o número mensal de consultas, exames e demais procedimentos oftalmológicos, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) abriu oficialmente as instalações do novo Centro Oftalmológico, nesta quinta-feira, 10. A nova estrutura possibilitará passar de 2.500 para 5 mil atendimentos por mês, além de dobrar o número de procedimentos cirúrgicos, de 125 para 250.

O espaço fica no recém-inaugurado prédio do Ambulatório Multirreferenciado 1, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 23 milhões, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ao qual o Hucam é vinculado.

A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande; do reitor da Ufes, Paulo Vargas; e do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; além de outras autoridades e colaboradores que, na ocasião, acompanharam também a solenidade de assunção do professor Lauro Monteiro Vasconcellos Filho ao cargo de superintendente do Hucam-Ufes.

Ampliação dos atendimentos

O presidente da Ebserh reforçou a importância do investimento para o papel estratégico que a Unidade tem na atenção oftalmológica no estado do Espírito Santo. A ampliação será possível graças à nova infraestrutura e à ampliação do corpo clínico.

“Precisamos celebrar esse momento de avanço, e desejo que ele se repita com frequência em prol de um cuidado digno à população. E cuidado significa SUS. Precisamos fazer com que os nossos hospitais universitários sejam, cada vez mais, hospitais do SUS, no SUS e para o SUS. E, mesmo com todo o compromisso social, faça também ensino, pesquisa de qualidade e produza inovação, porque é isso que nos diferencia”, enfatizou Chioro.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, relembrou que a adesão à Ebserh trouxe um novo patamar de qualidade na gestão e na eficiência do hospital, e, com isso, o Hucam teve e continua tendo muitos ganhos. “Essa nova conquista tem um grande significado para os profissionais de saúde, para a comunidade acadêmica da Ufes e principalmente, para todos os usuários que serão beneficiados”, defendeu.

Destacando os benefícios que a nova estrutura irá possibilitar, o governador Renato Casagrande pontuou na solenidade que “o hospital é um centro de excelência que pode nos ajudar muito a vencer o desafio e ser modelo no atendimento dos serviços de saúde. É um hospital que nos orgulha muito”.

Centro Oftalmológico

O Centro usará 23 das 50 salas do novo ambulatório, que estarão divididas entre consultórios e salas de exames, além de quatro salas cirúrgicas. As áreas de ensino foram contempladas com salas de estudo, de discussão de casos e auditórios. O Banco de Olhos, que realiza quase 70% das captações de córnea ofertadas para a Central Estadual de Transplantes, também funcionará no novo espaço.

O chefe da Unidade de Oftalmologia, Anderson Serafim, destacou que esta área do Hucam tem um papel importante como centro de formação de excelência. “Oferece o melhor programa de residência médica em Oftalmologia do estado, e dispõe do portfólio mais diversificado de procedimentos oculares do Espírito Santo, atendendo a pacientes de todas as idades”, pontuou.

Entre as subespecialidades atendidas pela Oftalmologia estão: catarata congênita; glaucoma congênito; estrabismo em criança (essas três exclusivas no SUS do Espírito Santo). Além disso, no novo ambulatório serão feitos os transplantes de córnea e a pesquisa de crosslinkingum tratamento para ceratocone capaz de frear a doença, que pode levar à cegueira, se não tratada.

Outros ambulatórios estão de mudança também para o novo prédio, como os de Otorrinolaringologia, Ginecologia e Dermatologia.

Novo superintendente

O professor do Departamento de Clínica Médica da Ufes Lauro Monteiro Vasconcellos Filho assumiu a superintendência do Hucam em julho. A nomeação foi assinada pelo presidente da Ebserh, depois da indicação pelo reitor da Universidade, com base no resultado da consulta eleitoral realizada em abril, tendo Vasconcellos ficado em primeiro lugar. Nesta quinta-feira, foi realizada a solenidade de assunção ao cargo, com a presença de autoridades nacionais e locais.

O superintendente iniciou o discurso afirmando estar muito honrado por ter sido escolhido e enfatizou que terá uma gestão comprometida com missão, visão e valores do hospital.  “O nosso compromisso é fazer uma assistência padrão aos nossos cidadãos, viabilizando o ensino, a pesquisa e a extensão como meios”.

Pioneiro na realização de transplante renal no Espírito Santo, Lauro Vasconcellos formou-se em Medicina na Ufes, em 1974. Desempenhava a função de chefe da Unidade de Nefrologia do Hucam quando decidiu formar chapa para concorrer na consulta eleitoral realizada no primeiro semestre deste ano para o cargo de superintendente.

Após a solenidade, houve o descerramento da placa pelas autoridades, seguido de visita da comitiva para conhecer as instalações do novo ambulatório.

Texto: Danielle Morais (Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh), com informações de Duilo Victor (Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes) e colaboração de Leandro Reis (Superintendência de Comunicação da Ufes).
Foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes