Retrospectiva: Ufes conquista nota 5 e é destaque em rankings e avaliações de ensino

28/12/2023 - 19:31  •  Atualizado 02/01/2024 11:24

2023 está chegando ao fim e a Administração Central da Ufes celebra o encerramento de mais um ano de crescimento e conquistas, com a Universidade alcançando realizações importantes para o seu fortalecimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“Neste ano, a Ufes atingiu o conceito 5, que é a nota máxima de avaliação atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), consolidando sua posição como uma das melhores universidades brasileiras”, lembra o reitor Paulo Vargas. A avaliação, cujo resultado foi divulgado em junho, foi realizada para o recredenciamento institucional da Universidade,  e leva em conta 50 indicadores divididos em cinco eixos temáticos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

Alcançar o conceito 5 foi, sem dúvida, um marco. Mas outras importantes conquistas se concretizaram na área de ensino ao longo de 2023. Conheça algumas delas:

Ensino

Onze cursos de graduação do campus de Goiabeiras avaliados pelo MEC em 2022 receberam os maiores conceitos (4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No resultado, divulgado em outubro, os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Psicologia, Administração (matutino), Direito e Serviço Social receberam nota máxima, enquanto outras cinco graduações foram avaliadas com nota 4: Comunicação Social – Jornalismo, Administração (noturno), Ciências Contábeis (vespertino e noturno) e Ciências Econômicas.

Na pós-graduação, a Ufes celebrou a evolução de 27 programas de pós-graduação que tiveram sua nota elevada na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao quadriênio 2017-2020. Os programas de Biotecnologia-Renorbio, Educação, e Política Social alcançaram a nota 6; Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas,  Ciências Florestais, Educação Física, Genética e Melhoramentos, Linguística, e Matemática em Rede Nacional foram promovidos à nota 5; e os programas de Agroquímica; Artes; Bioquímica; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Farmacêuticas; Ciências Veterinárias; Comunicação e Territorialidades; Direito Processual; Energia; Enfermagem; Engenharia Civil; Ensino, Educação Básica e Formação de Professores; Gestão Pública; Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional; Nutrição e Saúde; Mestrado Profissional em Educação; e Mestrado Profissional em Filosofia em Rede conquistaram a nota 4. Neste mês de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Física também teve seu conceito elevado de 4 para 5 pela Capes.

Este ano, a Ufes também obteve autorização da Capes para oferecer mais quatro novos cursos de doutorado acadêmico em Artes, Farmácia, Bioquímica e Energia, além de um doutorado profissional em Educação. Em nível de mestrado, a Universidade teve aprovada sua inserção na rede nacional que oferece o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e obteve aprovação da Capes para ofertar o curso de mestrado em Saúde Coletiva.

Os resultados da excelência da Ufes se mostraram também nos rankings internacionais. No Times Higher Education (THE) divulgado este ano, a Ufes alcançou o 12º lugar, sua melhor posição até agora entre as universidades brasileiras. Já no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, conquistou o 10º lugar geral entre as universidades federais.