
Estão abertas as inscrições para o LAB Criativas em Cena: empreendedorismo, sustentabilidade e impacto, que integra a programação da 4ª Mostra CineMarias - Fabular Novos Futuros. A formação oferece bolsas de R$ 600 para cada participante e acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, em formato presencial, na Ufes, e também durante a Mostra, que será realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no Cine Metrópolis.
As inscrições estão abertas até 28 de julho e devem ser feitas pelo site do evento. A formação será conduzida pela líder em negócios e inovação social Josy Santos, e tem o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no setor criativo e viabilizar práticas sustentáveis com foco em transformação social nos empreendimentos.
O LAB Criativas em Cena: empreendedorismo, sustentabilidade e impacto é voltado para mulheres trans, cis, travestis e pessoas não binárias, preferencialmente pretas e pardas. As participantes terão acesso a conhecimentos técnicos que possibilitem estruturar seus empreendimentos com foco no ambiente digital e por meio do fortalecimento de estratégias de venda e geração de receita, além do domínio sobre práticas sustentáveis, comunicação e impacto social no setor cultural e criativo.
Responsável pela condução das aulas, Josy Santos é referência nacional em inovação social, reconhecida pelo Prêmio Ser Humano (concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seção ES em 2021) e especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade, equidade e inclusão, inovação e responsabilidade social corporativa.
Protagonismo feminino
Uma das poucas mostras do Brasil dedicadas a gerar protagonismo de mulheres e pessoas não binárias no cinema e na mídia, a Mostra CineMarias terá programação gratuita e aberta ao público, incluindo mostras competitivas de curta-metragens, rodas de conversa, palestras e oficinas.
Inspirada na Lei Maria da Penha, o CineMarias se propõe a refletir de forma poética, por meio da arte e da educação, sobre a mazela social que é a violência contra identidades femininas e a falta de representação nos espaços de poder. Neste ano, com o tema Fabular Novos Futuros, a mostra reivindica o direito de sonhar e criar futuros mais inclusivos a partir da garantia do direito à natureza, da promoção da liberdade, igualdade de acessos e oportunidades para os corpos e identidades femininas e pessoas não binárias.
O CineMarias é realizado pela Odoyá Arte e Cultura, com produção do Instituto Odara, Lúdica Audiovisual, Machê e LC Market. A iniciativa conta com patrocínio master da EDP, por meio do apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), além da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult/ES) e da Ufes.