O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, a equipe da Ufes FreshEXPO, que acaba de voltar da Irlanda após a conquista do Prêmio de Mérito por Comprometimento na final da maratona global de inovação Invent for the Planet (IFTP) 2026, realizado na cidade de Galway. O prêmio, que incluiu a entrega de mil dólares ao time, foi concedido pela organização do evento em reconhecimento à postura da delegação brasileira ao longo de toda a competição. A Ufes foi a única representante brasileira no evento.
A classificação das estudantes para participar da final mundial veio após a vitória na etapa local da maratona, que aconteceu na Ufes entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. Na ocasião, o grupo propôs uma solução inteligente para evitar a perda de verduras e legumes por amassamento e manuseio no comércio. A ideia garantiu a vitória na etapa local e na seletiva para a final.
Acompanhadas pela superintendente de Projetos e Inovação da Ufes, Miriam de Magdala, e pela professora do Departamento de Engenharia de Produção Patrícia Cardoso, as estudantes Carol Valladão (Engenharia Ambiental), Isabelle Pignaton (Engenharia Civil), Lavínia Vaccari (Engenharia Mecânica), Isabela Lisboa e Adriele Portugal (Administração) não escondiam a empolgação com a vitória e dividiram com o reitor e com o pró-reitor de Administração, Roney Pignaton, os detalhes da viagem e da premiação.
Para o reitor, a conquista do prêmio representa uma vitória não só da Ufes, mas também do Brasil e do Espírito Santo. “É um orgulho muito grande e demonstra a competência da nossa Universidade e a qualidade daquilo que fazemos. Nossa preocupação vai além da formação acadêmica, mas é entregar à sociedade aquilo que a Ufes tem de melhor, que é a sua inteligência, é fazer com que a sociedade seja beneficiada por todas as ações que nós praticamos, esse é um exemplo que a gente pode dar”, comemorou.
Na foto acima, as estudantes com as professoras Patrícia Cardoso (primeira à esquerda) e Miriam de Magdala, o reitor da Ufes (no centro da foto) e o pró-reitor de Administração.
“Foi uma experiência incrível. Fomos a única universidade brasileira lá, levando o nome da Ufes. A gente sabe que o Brasil não é muito conhecido pelo Espírito Santo, então foi uma experiência única poder apresentar para eles a nossa cidade, o nosso estado e mostrar um pouco da garra que a Ufes tem”, contou Isabela Lisboa.
Desafios
Um dos desafios enfrentados pela equipe para participar da etapa final foi o alto custo da viagem, já que as estudantes tiveram que arcar com as despesas de passagens e hospedagens. Outra dificuldade foi a inexperiência das alunas em competições internacionais, já que elas estão cursando os períodos iniciais de seus respectivos cursos. A língua, por sua vez, também foi um obstáculo, já que, para a maioria dos países competidores, o inglês é fluente.
“Foi um desafio a mais se comunicar bem em inglês e fazer uma exposição em uma competição em que todas tinham que falar. Mas era regra do jogo, todas precisavam apresentar-se aos jurados e responder às perguntas", afirmou Magdala. Ela disse que o prêmio de comprometimento refletiu totalmente o espírito da equipe: "Desde a decisão de ir, todo o preparo lá, o protótipo que foi desenvolvido com o apoio dos parceiros e a apresentação, que foi muito bem avaliada pelos jurados, tudo mereceu esse prêmio e esse reconhecimento extremamente valioso”, celebrou.
Outra conquista é o interesse do mercado pela solução desenvolvida pela FreshEXPO. “Têm empresas que estão nos sondando, mas, no momento, estamos focadas em planejar as próximas etapas”, finalizou Lisboa.
O prêmio de primeiro lugar ficou com a equipe da Texas A&M College Station, universidade americana que idealizou a competição. O segundo lugar foi para a Lebanese American University (Líbano) e o terceiro lugar foi dividido entre a Atlantic Technological University (Irlanda) e a Al Hussein Technical University (Jordânia).
A participação das estudantes da Ufes no evento contou com o suporte institucional da Universidade (do Centro Tecnológico, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, do Espaço Empreendedor e da Inova Ufes), além de apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da Federação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e das empresas Vilage Marcas e Patentes, Kaffee Exportadora e Importadora, AUMAF 3D e INNO 3D.
Fotos: Equipe Inova Ufes
Universidade Federal do Espírito Santo