Ufes participa de debate sobre ODSs e a colaboração em pesquisa na América Latina

21/09/2022 - 18:37  •  Atualizado 22/09/2022 15:28

O engajamento da comunidade acadêmica, por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da tecnologia, é fundamental para que os países consigam implementar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, colocando o mundo num caminho mais sustentável até 2030.

Para discutir a questão, representantes da Ufes, da Universidade de Vila Velha (UVV) e da Universidade de São Paulo (USP) debaterão o tema ODSs e a importância da colaboração em pesquisa na América Latina (SDG and Research Collaboration in Latin America) nesta quinta-feira, 22, das 14 às 15 horas, de forma on-line e presencial, no cineatro da UVV.

Participarão do debate o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite; a pró-reitora de Pesquisa da UVV, Denise Endringer; e o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de USP, Niels Olsen Câmara. A mediação da conversa será feita pelo vice-presidente de Relações Acadêmicas da Elsevier na América Latina, Dante Cid. A mesa contará, ainda, com a participação do vice-presidente das Redes de Pesquisa Elsevier e professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Carlos Brito Cruz. A Elsevier é uma empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da ciência.

O debate faz parte da Cúpula de Educação Superior do QS World University Rankings Américas, que, nos dias 22 e 23 de setembro, reúne na UVV/on-line grandes nomes da comunidade internacional de ensino superior para o fomento e a aceleração da educação nas universidades do continente latino-americano. A QS é líder mundial em serviços, análises e insights para o setor global de ensino superior. Seus rankings são elaborados a partir de dados de plataformas de resumos e citações de artigos, como a Scopus, e de métricas de produção científica, como a SciVal.

Os rankings orientam o fomento à pesquisa, o desenvolvimento de políticas públicas e a escolha de estudantes pelas universidades com maior pontuação em suas áreas de interesse. A QS avalia as universidades de acordo com seis métricas, sendo a maior aplicada à reputação acadêmica (40%), seguida por citações por corpo docente (20%), relação corpo docente e aluno (20%), reputação do empregador (10%), estudos internacionais (5%) e estudantes internacionais (5%).

Com informações e imagem da assessoria de imprensa da Elsevier