Ufes e INMA estudam parcerias para incentivo à pesquisa e à educação ambiental

16/09/2021 - 18:59  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A Ufes, o Governo do Estado e a Prefeitura de Santa Teresa, juntamente com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), estão estudando parcerias para o desenvolvimento de ações de incentivo à pesquisa e à educação ambiental.

No último sábado, 11, o reitor Paulo Vargas; a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel; o gerente da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Santa Teresa, João Paulo Angeli; e a gerente de projetos da Secretaria de Turismo e Cultura do município, Jaqueline Lahass, estiveram no INMA para discutir iniciativas que possam ser realizadas em conjunto.

O diretor do INMA, Sergio Lucena, fez uma breve apresentação falando da missão institucional, da atuação do instituto e do seu potencial científico, educativo e turístico. Apresentou os projetos de pesquisa em andamento e os acervos biológicos e históricos, além de propostas que possam ser realizadas em parceria com as instituições representadas no encontro. Dentre elas, a criação do Museu Casa Augusto Ruschi, os programas de educação Ciência e arte no parque e Música no Museu, a exposição Aves da Mata Atlântica e o Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, que acontece anualmente.

O reitor Paulo Vargas considera importante a promoção de parcerias entre a Ufes e o INMA, destacando que "a questão ambiental é uma das grandes preocupações contemporâneas e um dos valores que a Ufes consagrou em seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2030". Cristina Engel, que também integra o Conselho Técnico-Científico do INMA, sugeriu que a  proposta de parceria seja focada em ações objetivas, preferencialmente as que possam ser executadas em curto e médio prazo. Ela sinalizou a possibilidade de apoio a projetos na área de arquitetura, inclusive para reforma da Casa de Augusto Ruschi.

Após as apresentações, o grupo percorreu o parque do INMA, visitando suas edificações históricas e conhecendo as coleções biológicas, bem como a Biblioteca.

Com informações e fotos do Instituto Nacional da Mata Atlântica.