Ufes e Governo do Estado assinam protocolo de intenções sobre uso racional da água

06/06/2022 - 19:25  •  Atualizado 01/11/2022 09:25
Compartilhe

A Ufes e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) assinaram nesta segunda-feira, 6, um protocolo de intenções com o objetivo de promover a cooperação acadêmica entre as instituições, para o desenvolvimento de projetos que viabilizem o uso racional da água na agricultura, segurança hídrica e desenvolvimento regional.

A assinatura foi realizada no Palácio Anchieta, durante uma solenidade em comemoração à Semana do Meio Ambiente, na qual o Governo do Estado anunciou uma série de investimentos visando a ampliação e melhoria da gestão ambiental em todo o Espírito Santo por meio de ações para expansão de programas de gestão hídrica, de educação ambiental, de municipalização do licenciamento ambiental municipal e de enfrentamento às mudanças climáticas.

O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande; do reitor da Ufes, Paulo Vargas (na foto, assinando o protocolo ao lado do governador); do pró-reitor de Extensão, Renato Neto; e do professor do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Neyval Costa Reis Júnior, além de outros gestores. 

O reitor Paulo Vargas destacou a importância de mais esta parceria com o Governo do Estado, sobretudo na área de gestão ambiente. “Este é um tema sensível e muito caro à Universidade. Temos grande satisfação em poder contribuir com o saber técnico e científico para o enfrentamento das demandas na área ambiental e de recurso hídricos”, afirmou.

O professor do Departamento de Engenharia Ambiental e coordenador do protocolo de intenções pela Ufes, Edmilson Teixeira, explicou que o protocolo contempla seis grandes temas e, para cada um, serão elaboradas ações. Uma que já está em andamento é o projeto de pesquisa Apoio à implantação e aperfeiçoamento de instrumentos de incentivo ao uso racional da água na agricultura e à autogestão comunitária de recursos hídricos por microbacia, que contribuirá com o tema Uso Racional de Água na Agricultura de Base Familiar em Microbacias Hidrográficas. Entretanto, todo o protocolo de intenções será transformado em um projeto de extensão.

“Sempre tivemos uma boa relação com o Governo do Estado nessa temática de recursos hídricos, mas nunca houve uma ação formal, como esta agora. Vamos envolver pesquisa, extensão e muitas outras coisas. Dos seis grandes temas a serem contemplados, já temos ações sendo realizadas relacionadas a quase todos. São ações transdisciplinares e buscaremos envolver outros setores da Ufes que estejam interessados na questão”, destacou Teixeira.

Responsabilidade

O governador Renato Casagrande afirmou que cada vez mais os estados e municípios precisam ter papel na preservação do meio ambiente. “Não podemos apenas cobrar o Governo Federal e esperar pelos resultados. Temos que cumprir a nossa tarefa na obtenção de resultados efetivos. As pessoas têm preocupação com o meio ambiente, mas como é algo que não resulta em um impacto direto na vida das pessoas, não vemos uma cobrança tão incisiva sobre os governantes. Por isso, um líder precisa implementar ações, cobrar quem deve ser cobrado, fiscalizar e realizar o que é de sua responsabilidade”, apontou.

“Os investimentos de hoje estão no planejamento estratégico do Governo do Estado e contribuem para colocar cada vez mais inteligência na gestão e no uso de recursos hídricos, para que tenhamos água em qualidade para todos os capixabas, fortalecendo a agenda de segurança hídrica no Estado, em prol de um desenvolvimento econômico sustentável”, observou o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.


* Matéria atualizada em 07/06/2022, às 16h40.


Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado