Ufes conclui primeira etapa da construção de nova estação científica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo

23/12/2025 - 19:00  •  Atualizado 23/12/2025 19:02
Texto: Com informações do Laboratório de Planejamento e Projetos da Ufes     Edição: Thereza Marinho
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Foto da região do arquipélago onde foi construída a passarela

A Ufes concluiu a primeira fase da construção da nova estação científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. A missão dessa etapa foi instalar uma passarela (na foto, em amarelo) interligando a parte mais baixa com a parte mais alta da Ilha Belmonte, servindo também de teste para um novo método construtivo, elaborado a partir de peças de pultrudado (plástico reforçado com fibra de vidro).

A construção faz parte de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Planejamento e Projetos da Universidade, financiado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a participação da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), e com o apoio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), da Base Naval de Natal (BNN) e da Marinha do Brasil.

O projeto, coordenado pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Cristina Engel, conta com uma equipe multi e interdisciplinar. Na expedição para esta primeira etapa da obra participaram o arquiteto Bernardo Dias, pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo  da Ufes; o engenheiro civil Heitor Antônio Rangel e o estudante de engenharia civil André Silva. 

Resistência e leveza

Engel destaca que o pultrudado foi escolhido a partir de uma etapa da pesquisa que buscou estudar vários materiais e técnicas construtivas, sendo o este selecionado especialmente por suas propriedades mecânicas. “São propriedades adequadas para a inospicidade do ambiente do Arquipélago como uma alta resistência mecânica e leveza, facilitando o transporte das peças. Além disso, possui alta resistência à corrosão e durabilidade excepcional, que minimiza a necessidade de manutenção constante”, explica. Ela acrescenta que o pultrudado possibilita que as peças sejam confeccionadas no continente e, posteriormente, montadas no local, sem necessidade de grandes ajustes.

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Foto do deck de observação construído na passarela
Deck de observação construído na passarela

Com a conclusão bem-sucedida desta etapa, estão previstas duas expedições adicionais em 2026 para dar continuidade à obra. Durante essas missões, também ocorrerá a desmontagem da atual estação científica, inaugurada em 2008.

“Espera-se que os resultados obtidos possam servir, também, para a construção em locais semelhantes ao Arquipélago, permitindo a edificação de de uma infraestrutura adequada para os usuários, sejam eles pesquisadores, militares ou equipe de segurança e manutenção de áreas de interesse ambiental e científico”, afirma a coordenadora.

Região estratégica 

A construção da terceira estação terá um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, provenientes do Fundo de Compensação Ambiental da Caixa Econômica Federal. 

O projeto executivo desenvolvido pela Ufes para construção da nova estação científica do Arquipélago foi aprovado em outubro pela Marinha do Brasil e ICMBio. A nova estrutura substituirá as estações anteriores, também construídas pela Universidade em 1998 e em 2008, que já apresentam desgaste devido às condições extremas do arquipélago.

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo está localizado a cerca de mil quilômetros do litoral brasileiro, em uma região estratégica do Atlântico. A área é reconhecida como de Proteção Ambiental (APA) e Monumento Natural, sendo uma das mais ricas em biodiversidade marinha do país. Além da relevância científica, a presença permanente brasileira no arquipélago garante a soberania do País sobre 455 mil quilômetros quadrados de Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Fotos: Laboratório de Planejamento e Projetos

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