Reitor Paulo Vargas visita setores e laboratórios do Hucam-Ufes

30/11/2021 - 18:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:26
Compartilhe

O reitor Paulo Vargas visitou na manhã desta terça-feira, 30, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes). Acompanhado pela chefe de gabinete, Zenólia Figueiredo, o reitor foi recebido pela superintendente do Hucam, Rita Checon. Também estavam presentes o diretor e a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Helder Mauad e professora Mabel Almeida, respectivamente; o gerente administrativo, Maroun Padilha; e a gerente de Atenção à Saude, Valéria Valim, além de chefes de unidades, de setores e de divisão do Hospital.

A visita teve o objetivo de conhecer de perto os serviços oferecidos pelo hospital, conversar com os profissionais que atuam no local e estabelecer parcerias. Devido à pandemia da covid-19, essa foi a primeira visita do reitor ao Hucam desde que ele assumiu a gestão da Universidade, em março de 2020.

Setores e equipamentos

Logo após a recepção na sala da Superintendência, reitor e equipe iniciaram a visita conhecendo a nova fachada do prédio, que foi totalmente reformada e pintada.

Depois visitaram a Sala de Coleta de Escarro Induzido, do Ambulatório de Tuberculose, onde é realizado o exame para diagnóstico e controle da doença. Como alguns pacientes têm dificuldade para fornecer o material para realização do exame, é necessária a indução do escarro. Essa sala foi inaugurada no último dia 29 de junho e está toda equipada, tendo recebido um certificado de referência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na sequência, o reitor conheceu as obras do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim), uma sala que simula cenários com base em acontecimentos reais na área da saúde. O objetivo é capacitar e treinar os futuros profissionais e, ao mesmo tempo, treinar as habilidades técnicas dos estudantes, facilitando o aprendizado e a integração dos conhecimentos científico, humanístico e tecnológico.

O LabSim é um espaço planejado que vai oferecer aos estudantes um ensino de vanguarda da educação em saúde, atendendo a quesitos de segurança do paciente, aprendizagem colaborativa e metodologia na formação profissional multidisciplinar em saúde. “Trata-se de um investimento que permite aos futuros profissionais adquirir novos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamento em cenários seguros, controlados, que se aproximam da realidade e favorecem o desenvolvimento das competências para a atuação na área da saúde”, explicou a superintendente.

Até o momento, já foram investidos R$ 800 mil em obras e equipamentos no LaBsim. A previsão é que o laboratório seja inaugurado nos primeiros meses de 2022.

O reitor também visitou as instalações do setor de Hemodinâmica do hospital para conhecer o novo angiógrafo (foto ao lado), aparelho utilizado no tratamento de doenças cardiovasculares. Nele são realizados diagnósticos em alta definição de problemas cardiovasculares e neurovasculares, principalmente radiografias dos vasos sanguíneos nos campos neurovasculares e cardiovasculares intra e extracardíacas, diagnosticando doenças como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O novo aparelho vai permitir a realização de diversos exames com uma qualidade muito melhor e em menor tempo.

A sala onde se encontra o novo aparelho também passou por reforma. O novo espaço está mais amplo e equipado, garantindo um atendimento mais confortável aos pacientes, com funcionamento 24 horas por dia nos sete dias da semana. O custo total da obra e dos novos equipamentos foi de aproximadamente R$ 5 milhões, conforme informou o gerente administrativo, Maroun Padilha.

Reunião

Após a visitação das dependências do Hucam, o grupo se reuniu no auditório Rosa Maria Paranhos, com a participação de professores, servidores e representantes estudantis. Na ocasião, a professora Rita Checon agradeceu a visita do reitor e apresentou aos presentes a história do hospital, destacando o trabalho e o compromisso dos servidores da instituição com a saúde da população. Enfatizou também a parceria responsável entre o hospital, o CCS e a Administração Central da Universidade.

“O Hucam é um hospital de excelência e é protagonista na sociedade capixaba, viabilizando o ensino, a pesquisa e a extensão em saúde no Espírito Santo por meio da assistência. Possuímos 28 programas de residência médica, um programa de residência multiprofissional e dois novos programas de residência, um na área de Psiquiatria e outra em Acupuntura. O Hucam é um hospital de alta complexidade na rede de atenção à saúde do estado, com 43 especialidades de adulto e 18 de criança, 13 especialidades cirúrgicas, 31 habilitações e 188 diferentes procedimentos diagnósticos”, enfatizou.

A superintendente relatou ainda que, no momento, 20 ensaios clínicos estão em andamento no hospital, sendo dez relacionados à covid-19. Ela destacou também a realização do Projeto Viana Vacinada, que objetiva identificar a eficiência de meia dose da vacina AstraZeneca na produção de anticorpos e na redução da incidência de novos casos do coronavírus. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e patrocinado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

Rita Checon apresentou ainda o Plano Diretor Estratégico do Hucam para os anos de 2021-2023 e ressaltou que o retorno às atividades acadêmicas obedeceu aos protocolos de segurança. “Mesmo nesse período de pandemia o Hucam nunca parou. Enfrentamos esse período com serenidade e responsabilidade. Vamos continuar trabalhando para proteger nossos pacientes, profissionais, servidores e alunos e, com isso, contribuir ainda mais para a formação dos nossos estudantes nas diversas áreas da saúde e para produção de conhecimento”, finalizou.

Compromisso

O reitor aproveitou a oportunidade para enaltecer o compromisso institucional do Hucam com a comunidade capixaba e com a formação de novos profissionais, e destacou o excelente trabalho desenvolvido pela Superintendência da unidade no enfrentamento à pandemia.

“O Hucam tem um significado importante para a Universidade, podemos nos orgulhar dos serviços prestados pelo Hospital. São serviços com níveis e padrões de alta qualidade, que contribuem cada vez mais com a capacitação dos profissionais e dos nossos estudantes que atuam diariamente no Hospital. É também um centro de excelência na produção e difusão do conhecimento. O Hucam soube se reinventar e se readaptar eficientemente nesse novo cenário que estamos vivendo de pandemia”, ressaltou o reitor.

Vargas reafirmou a importância da universidade na resolução de problemas para a sociedade, visando o bem-estar de todos, por meio da ciência e do conhecimento. “A Ufes se manteve firme em reafirmar a importância da ciência para a solução dos problemas sociais, como podemos destacar as pesquisas sobre a covid-19 desenvolvidas em nossa instituição. A nossa Universidade se mostrou capaz na solução de problemas sociais e na formação ética dos nossos profissionais”, finalizou.

O diretor do CCS, Helder Mauad, o diretor do Instituto de Odontologia (Ioufes), Roberto Sarcinelli, e representantes dos estudantes, servidores e professores também se pronunciaram durante a reunião.

Referência

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. Considerado a mais importante instituição pública de saúde do Espírito Santo, tornou-se referência em diferentes especialidades para a população capixaba. O Hospital mantém uma posição estratégica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência regional e nacional em atendimento de média e alta complexidade, e também no diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Serve ainda como campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do CCS e de Residência Médica.

Com 249 leitos e cerca de mil atendimentos por dia, o hospital acolhe pacientes dos 78 municípios do Espírito Santo e de estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de regiões mais distantes.

 

Texto: Jorge Medina
Imagens: Lyvia Cavalcanti
Edição: Thereza Marinho