Projetos de inovação e empreendedorismo serão apresentados dia 24 no DemoDay

18/03/2022 - 16:10  •  Atualizado 01/11/2022 09:20

Estimular a capacidade empreendedora e de inovação de estudantes é um dos focos da Ufes. A fim de mostrar algumas iniciativas, a Universidade, juntamente com entidades parceiras, promove em 24 de março o DemoDay. No evento, serão apresentados cinco projetos criados dentro da disciplina Empreendedorismo e Inovação, além de protótipos confeccionados no estágio de Produto Mínimo Viável.

O evento será realizado das 14 às 18 horas no espaço do hub de inovação Base 27, localizado na rua Leocádia Pedra dos Santos, 115, na Enseada do Suá, em Vitória. Haverá a presença limitada de 40 convidados no local, em razão de medidas de prevenção contra a covid-19. O público em geral poderá acompanhar a transmissão do evento por meio do canal Projetão Ufes no YouTube.

Os projetos são ligados às áreas de mobilidade urbana, prestação de serviços domésticos, turismo, energia solar e melhoria de convivência da comunidade acadêmica. Haverá a apresentação de um pitch, sendo possível a interação com cada um dos produtos. Os melhores projetos receberão dois prêmios: uma experiência imersiva em instituições de referências do ecossistema de inovação capixaba e um curso de inovação.

Além da exposição das iniciativas, haverá uma apresentação feita pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cristiano Araújo, que ajudou a desenvolver a metodologia utilizada na disciplina.

Propostas e soluções

Empreendedorismo e Inovação é uma matéria que conta com um perfil diferenciado dentro dos currículos acadêmicos da Ufes. Conforme sua coordenadora, a professora do Departamento de Engenharia da Produção Miriam de Magdala, neste semestre, cinco professores de cursos distintos (Informática, Engenharia de Produção, Design, Gemologia e Engenharia da Computação/Ceunes) participaram da disciplina, que é ministrada de forma conjunta.

A metodologia adotada, chamada de Projetão, insere estudantes de diversos cursos dentro de equipes de trabalho multidisciplinares, com demandas e dados concretos, sendo que as e os discentes devem apresentar propostas concretas, como protótipos de produtos e de empresas.

“O objetivo é que se desenvolva uma solução específica para um problema proposto pelos grupos de estudantes, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os estudantes devem oferecer uma solução computacional, de forma experimental, chamada de Produto Mínimo Viável, e também concebendo uma StartUp, um protótipo de empreendimento com todas as suas características: público-alvo, orçamento etc.", explica Magdala.

No semestre 2022/1, a disciplina será oferecida seguindo o modelo adotado no semestre passado. Estudantes de qualquer curso podem se matricular em disciplinas ligadas ao empreendedorismo, tanto de graduação quanto de pós-graduação (ao final, todas se conectam à disciplina Empreendedorismo e Inovação). As alunas e os alunos que a concluírem também receberão créditos referentes ao projeto de extensão em inovação, ligado à disciplina.

O DemoDay é uma realização da Ufes em parceria com a empresa Global Touch. A iniciativa conta com o patrocínio de BButton, Tegrus e Brooder e apoio do Base27.

Texto: Vinícius Fontanta