Projeto busca transformar PET em novos produtos

17/01/2024 - 18:37  •  Atualizado 19/01/2024 18:04

Um projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Ufes está desenvolvendo uma alternativa sustentável para o descarte de plásticos, em especial o PET: transformar esse material em carvão e bio-óleo. A pesquisa é realizado pela doutoranda Gabriela Cupertino, com orientação do professor Ananias Júnior, e foi iniciada no mestrado, se estendendo ao doutorado.

O projeto rendeu a Cupertino o segundo lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023.

A ideia é deixar de tratar o lixo só como material de descarte e passar a dar uma nova utilidade aos plásticos por meio do método de co-pirólise para geração de carvão e de bio-óleo. Trata-se de um processo termoquímico, ou seja, que envolve calor e mudanças na composição química. Esse processo une dois materiais diferentes que serão processados juntos – no caso do projeto, foram utilizadas a garrafa PET e a madeira. Essas duas matérias-primas passam por uma ação termoquímica para a geração dos novos produtos.

O Laboratório Multiusuário de Energia da Biomassa, local em que grande parte do estudo está sendo feito, nunca havia executado o processo de co-pirólise, apenas o de pirólise. O processo é quase o mesmo, com a diferença de que é trabalhado com apenas um material ao invés de dois, como na co-pirólise. Muitos testes foram realizados até o projeto ser ajustado.

“Existe um objetivo de não só gerar esses materiais, mas a partir do projeto tentar mostrar que a reciclagem é uma porta de entrada para gerar novos produtos e renda”, declara Cupertino.

Perspectivas

As perspectivas futuras envolvem aprimorar o processo de co-pirólise para melhor aplicabilidade no setor industrial. Observou-se que o carvão produzido pode ser utilizado na indústria siderúrgica.

O projeto contou com parcerias internacionais, como a coorientação à doutoranda de professores da Universidade da Carolina do Norte (EUA). Cupertino também executou uma parte do projeto na Universidade de Córdoba (Espanha), sob a supervisão do professor Rafael Luque.

O projeto contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Texto: Hannahbella Queiroz (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Sueli de Freitas e Thereza Marinho