Professora do CCS lança livro sobre Gastrenterologia e Hepatologia Pediátrica

02/05/2022 - 11:14  •  Atualizado 03/05/2022 16:08
Compartilhe

Atualizar o conhecimento em doenças predominantes na Gastrenterologia e Hepatologia Pediátrica é o principal objetivo do Manual de terapêutica em Gastrenterologia e Hepatologia Pediátrica. A obra foi lançada em abril, durante o 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas, realizado na cidade de Goiânia.

Organizado pelas professoras e médicas Ana Daniela Izoton de Sadovsky, do Departamento de Pediatria do Centro de Ciências (CCS) da Ufes, e Vera Lúcia Ângelo Andrade, especialista em gastroenterologia e doenças funcionais, o manual contempla atualização em investigação clínica e diagnóstica na área da gastrenterologia e a hepatologia pediátrica, bem como as proposições farmacológicas e não farmacológicas, além de apontar caminhos para novas técnicas de terapias. 

“A gastrenterologia e a hepatologia pediátrica continuam a crescer como um campo vibrante de subespecialidades da Pediatria, incrementando a saúde das crianças por meio de avanços na clínica, na pesquisa e na busca de novas proposições diagnósticas e de tratamento. Cada um dos 53 capítulos do manual foi cuidadosamente escrito por especialistas de todas as partes do Brasil, contando inclusive com colaboradores de outros países, em seus respectivos campos, com ampla experiência no manejo clínico das doenças ou distúrbios referidos. Esperamos que o livro não transmita apenas novos conhecimentos, mas que seja inspirador para outras pessoas que buscam expandir seu conhecimento e, consequentemente, fazer o melhor por nossos pequenos pacientes”, enfatiza Sadovsky.

No Manual o leitor vai encontrar artigos sobre temas como cavidade e candidíase oral, manifestações motoras do esôfago, doença do refluxo gastroesofágico, estômago e duodeno, gastrite e duodenite, úlceras gastroduodenais, intestinos, diarreia, síndrome de má absorção, fígado, vias biliares, vesícula, pâncreas, colestase neonatal, hepatites virais, hipertensão portal, erros inatos de metabolismo, pancreatite aguda, doenças de depósito hepático, insuficiência hepática aguda, doença hepática não alcoólica, doenças funcionais, dispepsia funcional, dor abdominal, desordens gastrintestinais, síndrome do intestino irritável, transtornos funcionais de náuseas e vômitos, alergias alimentares, intolerância à lactose, obesidade infantil, acidentes cáusticos, ingestão de corpos estranhos, parasitoses intestinais, hemorragia digestiva e dificuldades alimentares.

Editado pela Rubio Editora, o Manual de terapêutica em Gastrenterologia e Hepatologia Pediátrica está disponível para venda no site www.rubio.com.br e em diversas lojas virtuais do país.

Três exemplares do livro foram doados à Biblioteca Setorial do CCS. Eles servirão para consulta e pesquisa, principalmente para os acadêmicos e residentes da área de pediatria da Ufes e do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) e demais profissionais e interessados.

As autoras

Ana Daniela Izoton de Sadovsky é doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre em Doenças Infecciosas e graduada em Medicina, ambos pela Ufes, e em Pediatria e Gastropediatria, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é professora e subchefe do Departamento de Pediatria da Ufes e membro do Departamento de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), vinculada à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Atua em linhas de pesquisa sobre alergia alimentar, baixo peso, programação metabólica fetal, leites animais, aleitamento materno, e doença celíaca. Também é membro do grupo de pesquisa de estudos relacionados à dengue e sua prevenção no Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI/Ufes).

Vera Lúcia Ângelo Andrade é doutora e mestre em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Tem especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas; Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia; e Doenças Funcionais e Manometria pelo Hospital Israelita Albert Einstein/SP. É graduada em Medicina pela UFMG e professora convidada dos cursos de pós-graduação em Doenças Funcionais e Manometria, do Hospital Israelita Albert Einstein e da Escola Brasileira de Osteopatia de Belo Horizonte. Atua na área de Medicina, com ênfase em gastroenterologia e doenças funcionais.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho