Nesta segunda-feira, 18, foram abertos no campus de Goiabeiras um centro de testagem para covid-19 e um ponto de vacinação, como forma de auxiliar o combate à pandemia. Os dois serviços são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Há também a expectativa de que iniciativas similares sejam realizadas em Alegre e São Mateus.
O reitor, Paulo Vargas, destacou que a Ufes há tempo buscava construir a parceria para viabilizar os pontos de testagem e vacinação. “Mais uma vez a universidade contribui no processo de combate à pandemia, como vem fazendo desde o início do ano passado. Estamos colaborando com as prefeituras e com o governo do Estado, e essa é mais uma ação dessa parceria”.
O reitor também destaca que está em diálogo com o governo do Estado e com as prefeituras de Alegre e São Mateus. “Além dessa ação realizada aqui no campus de Goiabeiras, que vai atender também aos estudantes e servidores de Maruípe, nossa expectativa é que nos próximos dias consigamos proporcionar uma solução semelhante para a comunidade universitária e externa do Ceunes, CCENS e CCAE”, ressalta.
Centro de testagem
O centro de testagem está vinculado à Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) e faz testes do tipo RT-PCR. A testagem é gratuita e funciona no Teatro Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento online (agendamento.saude.es.gov.br). Não é preciso avaliação médica prévia. O centro ficará ativo até o fim do ano, 31 de dezembro.
O secretário de estado de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a importância da testagem em massa para este momento de volta às aulas presenciais. “Com a abertura do centro aqui na Ufes, esperamos aumentar a realização de testes no Estado. Uma estratégia de testagem de ampla capacidade é muito importante para a retomada das atividades educacionais”.
Ponto de vacinação
Já o ponto de vacinação, localizado ao lado do Cine Metrópolis, funciona das 9h às 16h, até sexta-feira, 22. Está sendo disponibilizada a primeira e segunda doses da vacina Coronavac e também o imunizante contra a gripe (Influenza). O diferencial do posto localizado na Ufes é que não é necessário agendamento prévio para se vacinar.
Cerca de 3 milhões de capixabas já tomaram ao menos uma dose de vacina contra a covid, porém é necessário ampliar esse número à medida que as atividades presenciais são retomadas. “Há uma circulação diária de cerca de 1 milhão de pessoas em Vitória, por isso é muito importante vacinar todos, inclusive os que estão de passagem. As pessoas necessitam estar com a sua imunidade em dia para um retorno com maior segurança às salas de aula”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Vitória, Tatiana Cometti (na foto à esquerda, junto ao reitor da Ufes à direita e o secretário de Estado de Saúde ao centro).
Para se vacinar contra a covid-19, é necessária a apresentação de documento de identificação e, caso já tenha tomado a primeira dose, comprovante de vacinação. Essa vacinação é destinada a pessoas acima de 18 anos.
Já para a vacina contra a Influenza, é necessário ter mais de 15 anos de idade e apresentar documento de identificação. É possível fazer a vacinação contra a covid e contra a gripe na mesma ocasião.
A vacinação é feita com o apoio do curso de enfermagem da Ufes. São cerca de 100 estudantes que auxiliam no atendimento ao público não só em Goiabeiras, mas em outros postos na cidade.
Universidade Federal do Espírito Santo