Inscrições abertas para o IX Colóquio de História das Doenças

01/07/2021 - 17:31  •  Atualizado 05/07/2021 18:54

O IX Colóquio de História das Doenças, que será realizado no período de 1º e 3 de setembro deste ano, já está com as inscrições abertas. O evento vai reunir pesquisadores de diferentes estados do país que analisarão a saúde e a doença em seu tempo histórico e espaços específicos, buscando incentivar o debate acerca dos estudos sobre as doenças, as artes de curar e as políticas públicas de Estado, além de divulgar a produção científica relacionada com a história das doenças e as práticas de cura. Os interessados poderão se inscrever até 30 de julho.

O Colóquio, que já está em sua nona edição, vem projetando o Estado do Espírito Santo como um centro de difusão de conhecimento sobre o tema, abrindo um espaço para o diálogo que percorre desde as dinâmicas de surgimento das doenças até as complexas relações entre os sistemas sociais e naturais ao longo do tempo e nos diferentes recortes históricos.

O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e de pós-graduação, e pesquisadores das áreas de História, Antropologia e Saúde, especialmente aqueles interessados nas pesquisas sobre os impactos sociais que as doenças podem provocar na sociedade.

O Colóquio será composto por conferências, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos sobre questões relacionadas a espaços de assistência e curas; epidemias e história da saúde; proteção ambiental como garantia de vida; alimentação e saúde; saúde, cuidados e imigração; e pandemias do século II ao século XX, entre outras. Devido à pandemia da covid-19, o evento será realizado em formato on-line.

A organização do IX Colóquio de História das Doenças é dos programas de Pós-Graduação em História da Ufes, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Casa de Oswaldo Cruz/RJ.

Mais informações sobre inscrições, programação e pesquisadores convidados estão disponíveis no endereço eletrônico https://chd-es.com.br/ix/.

Texto: Jorge Medina