Eventos nos campi de São Mateus e Goiabeiras lembram o Dia da Consciência Negra

16/11/2022 - 18:43  •  Atualizado 18/11/2022 12:40

O campus de São Mateus da Ufes sedia nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, um evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Com o tema Organização e Luta por Direitos, as atividades terão início às 13 horas desta quinta, no auditório central do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

O evento é realizado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo com o apoio da direção do Ceunes, da Prefeitura de São Mateus e do Movimento Quilombola do Sapê do Norte. Durante os dois dias, serão abordados temas como As vivências na Educação do Campo e o brotar da identidade étnica afrodescendente, Arte e identidade negra quilombola e Direitos institucionais.

As atividades contemplam ainda apresentação de trabalhos com a temática étnico-racial, lançamento de livros e roda de conversa sobre Mestres de Saberes Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte-ES, que será realizada na Praça de Eventos.

A programação completa está disponível no site do Ceunes.

Saúde mental

Já no campus de Goiabeiras, a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) realiza, no dia 21 de novembro, uma palestra com o tema Vivências negras e saúde mental na universidade, que será abordado pelo professor do Departamento de Psicologia Fábio Bispo. O evento será realizado das 14 às 17 horas, no auditório do prédio IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), e é dirigido a estudantes de graduação.

A palestra contará ainda com a participação da diretora da DAAD, Ana Claudia Campos; do psicólogo Breno Volpini; e da estudante de Música da Ufes Laura Oliveira. Após a exposição, haverá uma roda de conversa.

“O objetivo do evento é trazer uma reflexão, no Mês da Consciência Negra, sobre a temática da saúde mental e debater a vivência de estudantes negras e negros na Universidade durante os dez anos de aplicação do PNAES [Plano Nacional de Assistência Estudantil] e da Lei nº 12.711, popularmente conhecida como Lei de Cotas. Vamos também ouvir as demandas, ideias e sugestões sobre a proposta de construir um coletivo de estudantes negras e negros, com coordenação da equipe de Psicologia da DAAD, que terá o objetivo terapêutico de ser uma rede de apoio formal da instituição, a ser implementado em 2023”, afirma Campos.

Pessoas interessadas em participar da palestra com direito a receber certificado podem se inscrever por meio do Portal da Assistência Estudantil.

Texto: Thereza Marinho