Estudantes e professores da Ufes participam da mobilização para acelerar a vacinação no ES

23/03/2021 - 21:01  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Com a ampliação do número de postos de vacinação e a chegada de 84 mil novas doses de vacinas ao Espírito Santo no dia 20 de março, a Ufes, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), juntou-se aos esforços para acelerar a imunização contra a covid-19 nesta semana. Cerca de 60 estudantes e nove professores do curso de Enfermagem da Universidade se mobilizaram.

Um primeiro grupo, de aproximadamente 20 colaboradores da Ufes, começou a atuar nesta terça-feira, 23, prestando assistência no setor de triagem. Porém, todos os 60 alunos mobilizados receberam treinamento completo da equipe de Vigilância Epidemiológica da Semus e estão aptos a atuar em qualquer etapa do processo de vacinação, desde a triagem, passando pela aplicação de doses, até a orientação pós-vacinal.

Os professores serão responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes em parceria com as equipes de vacinação. “A Universidade, em seus diversos segmentos, se coloca à disposição para auxiliar no que for possível para acelerar o processo de vacinação e desacelerar o número de infecções pela covid-19”, reforça a coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE) da Ufes, Leila Massaroni.

Ela afirma que, caso seja necessário, além dos alunos já capacitados, é possível a mobilização de mais colaboradores da Universidade para ajudar na campanha de vacinação.

Cooperação

Leila Massaroni lembra que a Universidade vem colaborando com as campanhas de vacinação no Espírito Santo nos últimos anos. Em 2017, a Ufes auxiliou na imunização contra a febre amarela, aplicando doses em 12.727 pessoas e, em 2019, na campanha contra sarampo, caxumba e rubéola. No início deste ano, o reitor da Ufes, Paulo Vargas, encaminhou ofício aos órgãos de saúde estadual e municipal colocando a Universidade à disposição para apoiar e integrar novas iniciativas de enfrentamento à covid-19, inclusive com a vacinação.

Texto: Vinícius Fontana
Foto: arquivo Supec