Ufes oferece apoio aos órgãos de saúde para vacinação contra a COVID

15/01/2021 - 18:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), colocando a Universidade à disposição dos órgãos de saúde estadual e municipal para apoiar e integrar novas iniciativas de enfrentamento à COVID-19, em especial as ações de vacinação da população capixaba.

O reitor lembra que, desde o início da pandemia, a Ufes tem investido em iniciativas de apoio ao combate à pandemia, como produção de álcool a 70%; recuperação de camas hospitalares e respiradores; produção de face shields (máscaras faciais transparentes); participação de vários professores na rede colaborativa de instituições de ensino; entre outras (clique aqui e conheça as iniciativas de enfrentamento à COVID desenvolvidas pela Universidade).

“Assim como o governo do Espírito Santo e os governos municipais, a Ufes é uma instituição comprometida com as demandas da sociedade. Nesse sentido, continuamos à disposição para ajudar no que for preciso, especialmente neste momento crucial de combate à pandemia, em que já temos vacinas desenvolvidas e apenas aguardamos as providências do governo federal para que o processo de vacinação se inicie. É necessário que isso aconteça o mais rápido possível”, afirma Paulo Vargas.

Campanhas

Nos últimos anos, a Ufes participou ativamente de campanhas de imunização da população contra doenças como a febre amarela e o sarampo. Em março de 2017, um total de 12.727 pessoas foram imunizadas no mutirão de vacinação preventiva contra a febre amarela (foto) realizado no campus de Goiabeiras.

A força-tarefa da Universidade reuniu professores, técnicos e estudantes de Medicina, Enfermagem e Farmácia para colaborar com ações que já vinham sendo realizadas por prefeituras e outras instituições públicas e privadas. O atendimento foi realizado durante nove dias, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

Já em agosto de 2019, a Ufes realizou uma ação de imunização contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral). Durante três dias, centenas de pessoas foram vacinadas na Biblioteca Central do campus de Goiabeiras.

Texto e foto: Thereza Marinho