Estudantes de Arquitetura apresentam Plano de Reabilitação da Prainha na Assembleia Legislativa

28/04/2023 - 12:38  •  Atualizado 02/05/2023 12:23

Visando ampliar os debates acerca da proposta de reabilitação da região da Prainha, em Vila Velha, os estudantes de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, responsáveis pela elaboração do Plano de Reabilitação do Sítio Histórico da Prainha, foram convidados a apresentar o documento para a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). A apresentação acontecerá na próxima terça-feira, 2, a partir das 9 horas, no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, com entrada aberta ao público e transmissão ao vivo pelo canal da Ales no Youtube.

A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/Ufes) Luciene Pessoti e o estudante Raphael Rauta representarão a equipe a convite da deputada estadual Camila Valadão. Na ocasião, serão apresentados os encaminhamentos feitos pela população em março, durante audiência pública realizada na Prainha.

Dentre os pontos solicitados pelos moradores do local estão o pedido para que haja diminuição de shows no Parque da Prainha; para que as intervenções respeitem a tradição do Sítio Histórico, especialmente as manifestações religiosas e o lazer dos moradores; para que valorizem o comércio local, em especial a colônia de pescadores; para que sejam criados espaços dedicados à prática esportiva; e para que sejam incrementados equipamentos de cultura, como centros de referência à história e à cultura.

“O desenvolvimento local é, antes de tudo, assunto de atores locais. Sendo assim, a gestão do Sítio Histórico da Prainha deve ser realizada através da escuta dos moradores, detentores dos bens culturais locais, defensores da vida cotidiana e da vida que salta no calendário com as festas tradicionais”, defende Pessoti, que coordenou as atividades dos estudantes juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Espírito Santo (IAB/ES).

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo