Estudantes de Arquitetura apresentam projeto para o Sítio Histórico da Prainha

03/03/2023 - 14:02  •  Atualizado 07/03/2023 12:30

Um dos núcleos urbanos mais antigos do Brasil, o Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, receberá um Plano de Reabilitação elaborado por estudantes de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufes na próxima segunda-feira, dia 6. O evento é aberto ao público e acontecerá a partir das 19 horas, no Dispensário São Judas Tadeu. Na ocasião, a população poderá debater as propostas apresentadas pelos alunos, visando à transformação dos espaços e à adequação às necessidades da comunidade.

O Plano de Reabilitação foi desenvolvido durante a disciplina Urbanismo II, ministrada pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/Ufes) Luciene Pessotti, que coordenou as atividades juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento Espírito Santo (IAB/ES). O projeto tem como objetivo preservar e proteger os bens culturais do espaço, abordando temáticas como uso do solo; morfologia urbana; tipologia arquitetônica; patrimônio ambiental urbano; sistema de espaços livres; e mobilidade urbana.

O estudante Raphael Rauta, um dos responsáveis pela produção do Plano, conta que aprendeu a projetar pensando na realidade e em como as decisões de um projeto colaboram com o espaço. Segundo ele, tais princípios foram norteadores de todas as escolhas do projeto. “Acredito que a reunião será um passo muito importante para ouvir a voz da população local sobre as decisões de projeto. Toda essa participação popular é fundamental para que o projeto atenda, com a melhor funcionalidade possível, quem mais utilizará o espaço”, avalia Rauta, aluno do sétimo período.

Diálogo

Segundo Luciene Pessotti, o Plano elaborado pelos estudantes contempla o espaço do sítio histórico como um todo, incluindo o Parque da Prainha: “O projeto é mais amplo, abrangendo as praças, a paisagem cultural, a implantação de ciclovias, o restauro de fachadas”.

A professora ressalta que o Plano de Reabilitação não discute sobre o projeto que está em andamento pela Prefeitura de Vila Velha. “A gente não está se contrapondo a esse projeto e nem está trazendo uma alternativa como crítica ao que vem sendo proposto. Nós podemos até somar esforços, queremos conversar com autoridades, mas nossa prioridade é o diálogo com a comunidade, porque entendemos que a comunidade tem que ser ouvida e colocar as demandas dela. Esse é nosso objetivo”, afirma.

Histórico

Vila Velha foi a primeira vila da Capitania do Espírito Santo e possui importantes referências do urbanismo e da arquitetura colonial, como o Convento de Nossa Senhora da Penha, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Forte de São Francisco Xavier da Barra.

Pessotti explica que a renovação urbana do início do século 20 resultou na construção de muitas edificações em outros estilos, com destaque para a Casa da Memória e o Museu Homero Massena. Em meados do século passado, iniciaram-se os aterros que originaram o Parque da Prainha, local de vivência da comunidade local. O sítio histórico sedia uma das maiores festas da devoção mariana no Brasil, a Festa da Penha.

“No entorno da Igreja do Rosário, há praças onde os moradores e usuários do local usufruem de um espaço bucólico e centenário. A Prainha é um lugar de múltiplas vivências e, objetivando a reabilitação de seus espaços, elaboramos o Plano que visa qualificar ruas e praças, a ambiência histórica e a paisagem cultural”, avalia Pessotti.

Texto: Adriana Damasceno