Ir para o conteúdo
GovBR

Dia da Agricultura Familiar: Ufes integra pesquisa sobre compra de alimentos de pequenos produtores em órgãos federais

25/07/2025 - 15:11  •  Atualizado 25/07/2025 16:28
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um produtor segurando uma caixa com várias frutas e verduras

Pesquisadores do Observatório da Agricultura Familiar da Ufes passaram a compor a equipe nacional da pesquisa denominada A gestão da compra institucional de alimentos da agricultura familiar em órgãos federais: diagnóstico, tipologias e propostas de inovação no PAA - Compra Institucional. Ela é inédita e os trabalhos tiveram início neste mês, em que se celebra o Dia Internacional da Agricultura Familiar (25 de julho).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2013 pelo governo federal, promove não só a inclusão produtiva como também segurança alimentar e hábitos alimentares saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele está dividido em cinco modalidades: Compra com Doação Simultânea, PAA - Leite, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques e Compra Institucional.

A pesquisa se debruça sobre a categoria Compra Institucional. O objetivo é analisar os modelos de gestão e os fluxos de compras de alimentos por órgãos federais, visando o aperfeiçoamento dos marcos normativos do programa, bem como a produção de materiais de formação e orientação para os gestores públicos.

Informações imprecisas

Criada por meio da Lei nº 10.696/2003, a política pública prevê a obrigatoriedade de que 30% dos alimentos comprados por órgãos federais sejam adquiridos da agricultura familiar. No entanto, mais de 20 anos depois da legislação ter entrado em vigor, as informações a respeito das compras ainda são imprecisas, conforme explica o professor do Departamento de Ciências Sociais André Michelato, coordenador do Observatório.

"Não temos um quadro dos que compram e do que fazem com a compra, e não há informações organizadas e sistematizadas sobre os que não compram e porque não compram", diz.

O trabalho reúne pesquisadores de oito instituições de ensino de diferentes partes do país, como as universidades federais de Goiás, do Rio Grande do Sul e de São Carlos, em São Paulo. A atuação da equipe se dará em 20 estados.

Imagem
Foto dos pesquisadores do Observatório da Agricultura Familiar da Ufes em pé, em uma sala de aula
Pesquisadores do Observatório da Agricultura Familiar da Ufes

O convite para que a Ufes integre o time de pesquisadores partiu do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Michelato destaca que receber um chamado para integrar uma equipe que desenvolve um trabalho de excelência notável mostra que o Observatório está na direção certa.

"Nunca foi realizada uma pesquisa com tal envergadura e com tamanha capacidade de intervenção nesta política pública, e me sinto com a certeza de que estamos no caminho de produzir conhecimento que possa, de fato, contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar", avalia.

A pesquisa é realizada em âmbito nacional, mas, se os resultados forem satisfatórios, há a possibilidade de eles servirem de modelo para governos estaduais e municipais. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em julho de 2026.

O Observatório

O Observatório da Agricultura Familiar da Ufes foi criado em 2013, a partir de um debate envolvendo pesquisadores, gestores públicos e lideranças dos movimentos sociais do campo. O espaço foi criado com a perspectiva de monitorar e produzir informações sobre a realidade econômica, social e política enfrentada diariamente por agricultores familiares.

O Observa, como é conhecido, é formado por colaboradores de diversas universidades brasileiras e uma equipe própria de técnicos e pesquisadores. Além disso, há parcerias com núcleos de pesquisa de diversos locais do Brasil e do mundo. Atualmente, são desenvolvidas três pesquisas no país – uma delas no Espírito Santo.

Dia Internacional da Agricultura Familiar

O Dia Internacional da Agricultura Familiar, 25 de julho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para celebrar e reconhecer a importância desses agricultores em todo o mundo.

Um terço dos alimentos produzidos no mundo vem da agricultura familiar. No Brasil, essa prática agrícola é essencial para a economia, a segurança alimentar e a preservação ambiental, além de ser responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Fotos: Freepik e Observatório da Agricultura Familiar da Ufes

Categorias relacionadas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.