Comissão realiza primeiro seminário para debater propostas de prevenção à violência

14/11/2023 - 17:12  •  Atualizado 16/11/2023 17:02

A Comissão de Prevenção à Violência na Ufes, criada pela Reitoria, realizou nesta segunda-feira, 13, no campus de São Mateus, o primeiro seminário para apresentar as atividades já realizadas e debater propostas sobre o tema. Presidida pela pró-reitora de Graduação, Claudia Gontijo, a comissão tem como objetivo elaborar ações educativas e formativas que possam contribuir para a prevenção à violência em instituições de ensino.

O evento, aberto pelo diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Favero, contou com uma palestra do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), George Corona (foto), doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, cuja tese trata da violência nas escolas do Brasil.

Corona, que também integra a Comissão de Prevenção à Violência da Ufes, ministrou a palestra “Violências extremas nas instituições de ensino”, na qual demonstrou o crescimento da violência nas escolas. De acordo com ele, entre 2002 e 2023, foram contabilizadas 164 vítimas com 49 mortes, dentre as quais 77% foram com armas de fogo.

O professor chamou a atenção para o fato de que o crescimento da violência nas instituições de ensino teve uma elevação drástica nos últimos quatro anos, que coincide com o incentivo à compra de armas pela população civil, durante o governo anterior. Ele também alerta para o risco do que chama de microviolências, que ocorrem no dia a dia, na configuração de situações extremas que resultam em mortes, ferimentos e traumas de todos os tipos.

Atividades da comissão

No seminário, Gontijo (foto) fez um relato das atividades desenvolvidas pela comissão nas sete reuniões realizadas, como, por exemplo, a realização de uma pesquisa junto à comunidade universitária, por meio de questionário on-line, visando conhecer melhor os tipos de ocorrências consideradas violentas no âmbito da Ufes, a fim de facilitar a construção de um conjunto de proposições a serem apresentadas à Reitoria. Os resultados estão sendo apresentados nesses seminários e serão divulgados após a realização do terceiro e último deles, a ser realizado no campus de Goiabeiras, em 23 de novembro. No dia 21 acontecerá um seminário no campus de Alegre.

O momento final do seminário foi dedicado ao debate e ao levantamento de contribuições a serem consideradas no relatório final da comissão. A pró-reitora de Graduação considera os seminários da Comissão de Prevenção à Violência “uma das fases mais produtivas dos trabalhos que vêm sendo realizados, pois proporciona a oportunidade de compreender melhor o problema da violência e seus desdobramentos, bem como engajar a comunidade universitária na construção de soluções de forma democrática e transparente”.

Além de Cláudia Gontijo e de George Corona, compõem a comissão os seguintes membros da Ufes: a professora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) Brunela Vincenzi; o diretor de Segurança e Logística, Diego Alves; o diretor de Infraestrutura Setorial Sul, Erivelton Souza; a diretora do Colégio de Aplicação Criarte, Maria José Soprani; a professora do Centro de Educação (CE) Patrícia Rufino; a superintendente de Comunicação, Ruth Reis; e a professora e vice-diretora do Ceunes, Vivian Cornelio.

Com informações e fotos da Comissão de Prevenção à Violência na Ufes