Centro para nutrição escolar da Ufes realiza oficina em São Mateus. Inscrições abertas

16/05/2022 - 19:00  •  Atualizado 17/05/2022 21:00

Um a cada dois brasileiros sofre com algum grau de insegurança alimentar e 19 milhões passam fome, grande parte crianças em idade escolar, conforme estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). A fim de auxiliar os formuladores de políticas públicas e estimular a troca de vivências entre produtores e compradores de alimentos, a Ufes promove a 1ª Oficina Regional do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).

A oficina ocorre nesta sexta-feira, 20, das 8 às 17 horas, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na Avenida João XXIII, 2204, no centro de São Mateus. O evento é destinado a nutricionistas, agentes públicos que trabalham no setor de alimentação, agricultores familiares, sindicatos rurais e comunidades tradicionais, mas está aberto ao público em geral. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de maio e podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.

Esse encontro faz parte de uma série de oficinas, sendo que a de São Mateus será a primeira em formato presencial. Segundo o professor do Departamento de Farmácia e Nutrição Wagner Barbosa, um dos organizadores do evento, o objetivo é fazer um levantamento da demanda da alimentação escolar e, também, da oferta realizada pelos agricultores familiares e pelas comunidades tradicionais.

“Esse levantamento irá auxiliar os atores municipais e empoderar os nutricionistas a fazer um cardápio que equilibre os melhores recursos dentro das capacidades de cada município capixaba”, acrescenta. Pelo menos 30% dos recursos que são encaminhados para a alimentação escolar devem ser empenhados em compras de produtos oriundos de comunidades quilombolas e agricultura familiar.

Alimentação inclusiva

O Cecane é uma unidade de referência e de apoio constituída para desenvolver ações de interesse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNAE tem como objetivo garantir o direito humano à alimentação inclusiva, equilibrada e que respeite a diversidade do Brasil.

O Cecane/Ufes é um projeto de extensão registrado, cuja equipe conta com quatro professores e três nutricionistas (agentes PNAE) que atuam em contato direto com órgãos da administração pública. Também atua em coordenação com entidades como secretarias municipais, Secretaria Estadual de Agricultura, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), conselhos de alimentação escolar e outros agentes que atuam na área de alimentação escolar.

As dúvidas poderão ser enviadas por mensagem no Instagram do Cecane/Ufes ou pelo e-mail cecane.ufes@gmail.com.

Texto: Vinícius Fontana