Bioinformática aplicada à saúde é tema de workshop internacional. Inscrições até 19/05

17/05/2023 - 11:09  •  Atualizado 18/05/2023 17:38

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da Ufes (PPGDI) promove, a partir de 14 de junho, o I Workshop Internacional Colaborativo sobre Bioinformática Aplicada à Saúde. O evento é destinado a estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, além de profissionais atuantes nos sistemas de saúde, em especial em laboratórios e serviços de vigilância, e na indústria da biotecnologia.

O workshop, cuja programação se estende até 21 de junho, das 8h30 às 17h30, será realizado no auditório da FGV MMurad, em Vitória, com mediação em língua inglesa. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta sexta-feira, 19.

O evento acontece por meio de uma parceria entre a Ufes e a Duke-NUS Medical School, de Singapura, com o apoio do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt/Ufes). O objetivo é capacitar recursos humanos das áreas de pesquisa, serviços de saúde e indústria da biotecnologia para o uso aplicado de bioinformática na área da saúde.

Importância

A organizadora do evento, a professora do Departamento de Medicina Social Rachel Vicente, explica que o uso de big data se tornou muito relevante na área da saúde devido à crescente digitalização de registros médicos, farmacêuticos e a disponibilidade de tecnologias ômicas, que abrangem as áreas da genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica de alto rendimento. No entanto, sem treinamento formal em bioinformática, as análises podem comprometer os processos de tomada de decisão baseados nestes dados.

"Apesar da alta demanda por profissionais habilitados em bioinformática, há um déficit importante de recursos humanos capacitados no mercado, comprometendo as áreas acadêmicas, de saúde e da indústria da biotecnologia. Dessa forma, iniciativas educacionais, além de promoverem o desenvolvimento de habilidades em bioinformática, também contribuem para o progresso de pesquisas e criação de novas ferramentas, produtos e tecnologias na área da saúde", afirma a professora.

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)