Dia Mundial do Ceramista é celebrado com evento na Ufes neste sábado, 28

26/05/2022 - 18:28  •  Atualizado 28/05/2022 22:27

Para comemorar o Dia Mundial do Ceramista, celebrado em diversos países, a Ufes irá promover neste sábado, 28, um evento gratuito e aberto ao público, no qual artistas e admiradores poderão conhecer um pouco mais sobre essa arte. Não é necessária inscrição prévia.

A abertura será às 9 horas, no auditório do Centro de Artes (CAr), com uma palestra ministrada por Rosana Paste, professora do Departamento de Artes Visuais e artista capixaba. As atividades seguem ao longo da manhã e da tarde, com a realização de quatro oficinas nos ambientes interno e externo do Ateliê de Cerâmica. Entre as atividades, haverá um piquenique para confraternização entre os participantes. A programação completa está disponível no site do CAr.

O Dia do Ceramista na Ufes é realizado pelo CAr/Ufes em parceria com a Associação de Ceramistas do Espírito Santo. A professora do Departamento de Artes Visuais Isabela Frade, uma das coordenadoras do evento, afirma que artistas de todo o estado, sendo alguns alunos e ex-alunos da Universidade, também foram convidados a participar. “O Espírito Santo tem um campo expressivo de ceramistas, com um potencial muito grande. A ideia do evento é abrir os olhos para as diferentes possibilidades a partir da cerâmica”, ressalta.

A professora destaca, ainda, que o evento “vai envolver tanto atividades acadêmicas como práticas de ateliê, de olaria, de produção de objetos e de esculturas, além de conversas do artesão com o artista e com o intelectual''.

A coordenação do Dia do Ceramista na Ufes também conta com a participação da ceramista Gina Abreu.

Texto: Vinícius Fontana