Cursar Farmácia na Ufes: esse é o sonho da estudante Ester Costa, 17, que cursa o 3º ano na Escola Estadual de Ensino Médio Godofredo Schneider, em Vila Velha. Para conhecer mais sobre as formas de ingresso na Universidade, ela e outros 199 alunos da mesma instituição estiveram no campus de Goiabeiras na manhã desta quinta-feira, 27. A visita fez parte do Projeto Rumo à Ufes, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
A primeira parada foi o Cine Metrópolis, onde a a pró-reitora Regina Godinho e servidoras da Prograd, da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes) e da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) receberam os estudantes e apresentaram as formas de ingresso, a documentação necessária para a efetivação da matrícula, as opções de assistência estudantil e formas de acessá-las, e as possibilidades de estudar fora do país por meio das ações de internacionalização disponibilizadas pela Universidade. De lá, o grupo seguiu para o Centro de Ciências Exatas (CCE), onde foi apresentado ao projeto Show de Física. Com muita alegria e descontração, os alunos cantaram, dançaram e participaram dos experimentos belezômetro, Brego, Tubo de Rubens, entre outros. O tour ainda incluiu visitas aos prédios e à Biblioteca Central e finalizou com um almoço no Restaurante Universitário.
O Projeto Rumo à Ufes foi criado em 2024 e desde então a Prograd vem fazendo conversas com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e com escolas para aperfeiçoá-lo. “Dialogamos com a parte administrativa porque muitas vezes a gente tem dificuldades para que os documentos venham corretos. Então, fizemos uma reunião com o setor responsável da Sedu para construirmos um modelo de histórico e de declaração que contenham todas as informações que a Ufes precisa para a matrícula. É um movimento amplo que temos feito no sentido de garantir que os estudantes se inscrevam, tragam a documentação correta, matriculem-se e permaneçam na Universidade”, explica a coordenadora do Projeto, Joana Boeno.
Para ela, a importância do projeto está em mostrar aos estudantes, sobretudo aos de escolas da rede pública, que a Universidade é de todos. “A Ufes é nossa, é pública, é gratuita e, sim, é possível acessar os cursos. Existe uma estrutura para receber os estudantes. Há possibilidades de assistência, monitorias e bolsas para que eles consigam permanecer e concluir os estudos. O projeto é para que eles conheçam os espaços e se sintam em casa”.
Acesso
A pedagoga Cláudenice Nascimento acompanhava o grupo e não escondia a nostalgia em estar no lugar que por anos foi sua “casa”. Egressa do mestrado e do doutorado em Educação, ela acredita que o projeto é de fundamental importância para que, assim como ela, os estudantes idealizem o acesso à educação universitária federal.
“Passamos o segundo semestre preparando-os para a entrada na Universidade e essa visita fazia parte do nosso planejamento. Muitos nem vislumbram a Ufes, porque é muito além do mundo deles, é algo muito grande em suas concepções, então, insistimos muito nessa visita para eles conhecerem a Ufes e tudo o que ela tem a oferecer”.
O Projeto Rumo à Ufes também apresenta aos estudantes a estrutura e o funcionamento da Universidade e promove a interação com a comunidade acadêmica. As escolas interessadas em conhecer mais sobre a iniciativa e agendar visitas para o ano de 2026 devem entrar em contato com a Prograd pelo e-mail gabinete.prograd@ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2415.
Fotos: Equipe Prograd
Universidade Federal do Espírito Santo