Ufes vai sediar 1ª Escola Capixaba de Modelagem Molecular. Inscrições abertas até 1º de fevereiro

14/01/2026 - 17:14  •  Atualizado 14/01/2026 17:57
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Estão abertas as inscrições para a 1ª Escola Capixaba de Modelagem Molecular (Ecamm) que será realizada no campus de Goiabeiras entre os dias 3 e 5 de março. O evento é realizado pela Ufes e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), destinado a estudantes dos períodos finais de graduação, pós-graduandos e pesquisadores pós-doutorais nas áreas de Química, Física, Farmácia, Biologia, Nutrição e Engenharias que tenham interesse em modelagem molecular e em sua aplicação na pesquisa. 

Serão ofertadas 25 vagas e, para se candidatar, as pessoas interessados devem se preencher o formulário disponibilizado no site do curso. O resultado será divulgado via e-mail, no dia 6 de fevereiro. O curso será registrado como disciplina nos níveis de mestrado e doutorado, permitindo inscrição por sistema acadêmico e aproveitamento de 1 crédito (15 horas).

A seleção será feita com base em cartas de motivação e de recomendação. Na primeira, o candidato deverá expor, em 500 caracteres, os motivos para a sua participação. Já a segunda, será redigida pelo orientador, supervisor ou um professor do aspirante e assinada digitalmente.

As taxas para participação variam entre R$ 50 e R$ 150 de acordo com a categoria do candidato. Alunos de graduação e de pós-graduação que quiserem pleitear isenção deverão enviar uma carta de justificativa, de no máximo uma página, à comissão organizadora. Até oito participantes serão contemplados com a cobertura da despesa com hospedagem. As condições para requerer o auxílio são: residir fora da região Metropolitana, não ter vínculo empregatício e apresentar painel, sendo preciso informar o título provisório no formulário de inscrição. Alunos de graduação e pós-graduação sem bolsa terão prioridade.

Programação

O workshop contará com aulas expositivas e sessões de tutoriais guiados em laboratórios de computação (mãos na massa) utilizando softwares de livre acesso. As práticas envolverão o pacote Orca, amplamente reconhecido na comunidade científica para cálculos de estrutura eletrônica, e as ferramentas pDynamo (biblioteca de código aberto desenvolvida para a simulação de sistemas moleculares, integrando métodos de química quântica, mecânica molecular e abordagens híbridas)  e EasyHybrid (interface gráfica do usuário GUI gratuita e de código aberto). 

As aulas serão ministradas exclusivamente em modo presencial, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/Ufes) e no Laboratório de Computação (LCEX). Nas aulas práticas, os participantes utilização as máquinas do LCEX equipadas com todos os softwares necessários.

Clique aqui e veja programação completa.

Para o professor do Departamento de Química e integrante da comissão organizadora, Marcos Antônio Ribeiro, participar da Ecamm é uma experiência importante para os estudantes terem contato com ferramentas computacionais que viabilizam novos caminhos na pesquisa da pós-graduação, despertando novos talentos e aumentando o repertório dos pesquisadores.

“Também é uma oportunidade de ter contato com pesquisadores e colegas de outras instituições, e esse intercâmbio favorece o aprendizado e contribui muito para uma formação sólida. A Ecamm serve como exemplo do que pode ser feito na carreira desses estudantes. Além disso, os professores envolvidos adoram a docência e contribuir para a formação deles é um desafio e nossa missão”, avalia.

1ª Escola Capixaba de Modelagem Molecular (Ecamm) conta com o apoio do Centro de Ciências Exatas da Ufes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail contato.ecamm@gmail.com ou para o perfil @ecamm_es no Instagram.

Categorias relacionadas