Ufes vai oferecer mestrado profissional em Saúde da Família

19/09/2023 - 17:41  •  Atualizado 20/09/2023 18:26

A Ufes teve aprovada sua inserção na rede nacional que oferece o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). Trata-se de um programa de pós-graduação stricto sensu apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Participam da rede 26 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país, sob coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Com este novo programa, a Ufes passa a ter 64 programas de pós-graduação com 102 cursos, sendo 64 em nível de mestrado e 38 em nível de doutorado”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr. Segundo ele, concluída a aprovação do ingresso da Ufes na rede, será dado andamento aos trâmites internos de criação do curso para posterior oferta de vagas.

O curso, destinado especialmente àqueles profissionais ligados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pela Capes em 2016 e, atualmente, está em sua quarta turma, já tendo formado aproximadamente 170 mestres em todo o país. A iniciativa possui foco na formação de profissionais, professores e preceptores para a área de Saúde da Família.

De acordo com a professora Ana Paula Coelho, uma das coordenadoras do processo de criação do ProfSaúde/Ufes, a Universidade foi convidada, por meio do professor Thiago Sarti, do Departamento de Medicina Social, a integrar a rede com o intuito de ampliar o número de vagas para profissionais atuantes na APS no Estado. Coelho destaca que “a inserção da Ufes na rede mostra o compromisso que a Universidade tem na formação e qualificação de profissionais adequados à realidade do sistema de saúde, especialmente o SUS”.

Processo seletivo

A próxima turma do ProfSaúde terá início no segundo semestre de 2024, com processo de seleção a ser iniciado ainda neste ano. A expectativa é que, com o aumento do número de instituições vinculadas, sejam ofertadas 500 vagas para profissionais da APS no Brasil. Para o Espírito Santo, serão oferecidas dez vagas.

O curso será realizado na modalidade semipresencial, com encontros presenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Texto: Sueli de Freitas