Ufes sedia evento on-line internacional sobre sistemas e redes

08/12/2020 - 19:00  •  Atualizado 09/12/2020 22:08

O Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da Ufes sedia, nos dias 14 e 15 de dezembro, o evento on-line School on Systems and Networks (SSN, em português, Escola de Sistemas e Redes). O tema central deste ano é Ferramentas matemáticas e algorítmicas importantes para problemas de rede. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site www.ssn2020.digital, onde se encontra a programação completa.

A SSN é um encontro destinado a estudantes de redes latino-americanas, com foco em internet e tecnologia. Durante o evento, acontecem apresentações de trabalhos, palestras, tutoriais e sessões de pôsteres virtuais apresentados por estudantes e pesquisadores internacionais. Os tutoriais são limitados aos 50 primeiros inscritos, mas as demais atividades são ilimitadas. O evento ocorre desde 2015, e a Ufes começou a participar em 2016, com a presença de estudantes e professores.

Os organizadores são os professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e integrantes do LabTel Marcelo Segatto, Moisés Ribeiro e Marcia Paiva, além do professor Javier Bustos-Jiménez, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Chile.

A palestra de abertura será com o pesquisador Artur Ziviani, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que tratará de redes dinâmicas e métricas capazes de identificar instantes de tempo, chave para tomar determinadas ações em tais redes. No encerramento, o professor Jugurta Montalvão, da Universidade Federal de Sergipe, promoverá uma discussão sobre Inteligência Artificial: Ciência ou Tecnologia?

A Ufes estará presente no último dia do evento, às 10 horas, com a participação do estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Vitor Martinez, que falará sobre Cálculo de Rede Determinística. Também às 14 horas, o professor Giovanni Comarela e o estudante José Corrêa, ambos do Departamento de Informática da Ufes, farão uma apresentação sobre o uso do python na ciência de dados.

“Desde seu surgimento, o evento foi pensado de forma a focar nos alunos, dando mentoria e oportunidades de carreira. Os estudantes têm contato com profissionais da área e acesso a diversas pesquisas. Além de apresentarem suas próprias pesquisas, é uma grande oportunidade de aprendizado. O intercâmbio entre os estudantes envolvidos em diferentes pesquisas proporciona uma grande troca de conhecimento”, afirma Marcia Paiva.

Internacionalização

A SSN é uma das ações do Programa de Internacionalização da Ufes (PrInt-Ufes) na área tecnológica. O PrInt-Ufes é um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que busca a internacionalização dos programas de pós-graduação nota 5.

No PrInt-Ufes, são feitas pesquisas envolvendo universidades de outros países, com intercâmbio de pesquisadores e eventos, além de pesquisas em conjunto. A SSN é realizada em parceria com universidades e institutos de pesquisa do Brasil, do Chile, da Bélgica e do Canadá.

Laboratório de Telecomunicações

O LabTel é vinculado ao PPGEE, do Departamento de Engenharia Elétrica, que pesquisa telecomunicações e tecnologia da informação. Sua estrutura é composta por dois laboratórios, sendo um dedicado à simulação computacional em comunicações ópticas e outro exclusivo para a realização de trabalhos experimentais, com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Estão em andamento diversas colaborações com pesquisadores de outros países, como Portugal, Espanha, França, Canadá, Alemanha e Dinamarca, entre outros. Um dos próximos objetivos é envolver instituições da América Latina nas pesquisas conjuntas. “Acreditamos que temos interesses em comum. Assim, podemos fortalecer a ciência latino-americana e gerar melhores oportunidades para estudantes e pesquisadores”, conclui Marcia Paiva.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Lídia Neves e Thereza Marinho