Ufes sedia até domingo, 29, o I Festival de Danças Populares de Vitória

26/05/2022 - 12:44  •  Atualizado 27/05/2022 12:52

O campus de Goiabeiras da Ufes sedia, desta quinta-feira, 26, até domingo, 29, o I Festival de Danças Populares de Vitória/ES. O evento é uma organização da Associação Cultural Andora – companhia de dança criada a partir do projeto de extensão e pesquisa do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, o Grupo Andora, em parceria com a Secretaria de Cultura da Universidade e o apoio do Instituto Cultural Vale.

A programação do evento conta com apresentações de danças como congo, jongo, e de outras manifestações folclóricas da cultura popular brasileira e capixaba. Se apresentarão no festival grupos de dança da Paraíba, de Minas Gerais e do interior do Espírito Santo, além de um grupo de Buenos Aires, na Argentina.

Na manhã desta quinta-feira, se apresentaram os grupos capixabas Performance Itinerante, Jongo de Santa Ana, Acapoeira e Banda de Congo Beatos de São Benedito. As atividades seguem no período da tarde com outros grupos e, às 19 horas, será realizada a abertura oficial do festival. A programação completa do evento está disponível nos perfis @festivalvix e @grupoandora no Instagram.

O I Festival de Danças Populares de Vitória/ES é gratuito e aberto à participação das comunidades interna e externa da Ufes. Além da tenda cultural que está montada no estacionamento ao lado do Teatro Universitário, o festival também promoverá apresentações e oficinas em escolas; no centro cultural Eliziário Rangel, na Serra; e no Território do Bem, na região de São Benedito, em Vitória.

Associação Cultural Andora

Próximo dos seus 15 anos de existência, o Grupo Andora é um projeto de pesquisa e extensão da Ufes criado em 2008 com o objetivo de sistematizar a cultura popular brasileira por meio das danças, a fim de formar professores de educação física para atuarem com a cultura popular dentro das escolas.

Coordenado pelo professor Antônio Moraes, do CEFD, o projeto realiza atividades todas as segundas e quartas-feiras, das 17 às 21 horas.

Texto e foto: Noélia Lopes (bolsista de projeto de Comunicação)