Ufes recebe estudantes estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado

03/10/2022 - 19:32  •  Atualizado 07/10/2022 19:41

Nesta segunda-feira, 3, seis estudantes estrangeiros que vieram para a pós-graduação na Ufes por meio do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec OEA/GCUB) foram recepcionados pelo chefe da Divisão de Mobilidade para a Ufes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Thiago Prado. O Paec é um programa firmado no ano de 2011 entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que oferece bolsas no âmbito da OEA para mestrado e doutorado.

“O Paec é uma forma de internacionalizar os programas de pós-graduação e, por consequência, a Ufes. O programa é voltado, principalmente, para os países da América Latina. É uma experiência interessante, o que chamamos de internacionalização em casa, pois os nossos estudantes podem aprender com os que vêm de outros países, trazem uma vivência e culturas diferentes”, afirmou Prado.

Quem são

Neste ano, a Ufes abriu 12 vagas do Paec. Os estudantes recepcionados nesta segunda vieram de Honduras, Venezuela, Argentina, Equador e Colômbia (de Honduras, são duas estudantes que já foram encaminhadas para o campus de São Mateus, não estando na reunião realizada nesta segunda). As vagas ocupadas por esse grupo – três de mestrado e três de doutorado – são para os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Geografia, Educação, Educação Física e Energia.

O colombiano David Cabezas é um dos doutorandos que ingressaram na Ufes neste segundo semestre. Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), ele conta que vai pesquisar a construção de currículos escolares para responder a seus questionamentos sobre como isso se dá na Colômbia, onde “os currículos [trazem] uma ideia de nação branca, colonial e católica”.

Segundo ele, na linha de pesquisa do PPGEF Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente e área de concentração Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física, é possível fazer essa discussão, inclusive analisando a resistência das “famílias pretas”, que criam o que ele chama de “currículos familiares”, ao não aceitarem o apagamento da negritude.

“Aqui no Brasil, por exemplo, podemos falar também de um currículo [escolar] branco, mas as famílias pretas criaram seu próprio currículo, que não é o oficial, mas é um currículo familiar politizado, traz a nossa história. O oficial procura embranquecer-nos. E vamos falar disso a partir da atividade esportiva voltada para os homens. A educação física tem possibilidades infinitas”, afirma.

Informações gerais

Na recepção desta segunda-feira, realizada na sede da Reitoria, os estudantes receberam informações sobre a Universidade, a organização interna da instituição, a estrutura da SRI para atendimento aos programas de mobilidade e acordos de cooperação internacional, os campi existentes do Espírito Santo, o funcionamento dos restaurantes universitários e das bibliotecas, o Guia do Estudante, o portal da Ufes na internet e o Programa Anjo. Para além dos portões da Ufes, foram abordados temas como transporte público e segurança.

Programa internacional

Além dos estudantes do Paec, outro recepcionado foi Özgen Türker, da Turquia, que veio para o doutorado na Ufes por meio do Programa Internacional de Doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), o qual reúne 14 instituições de ensino superior de nove países, dentre elas a Ufes. Pela primeira vez no Brasil e após uma semana no Espírito Santo, Türker afirma que pretende aproveitar o tempo de doutorado para conhecer a cultura daqui e aprofundar seus estudos sobre gravitação e cosmologia, além de vivenciar o estilo de vida do brasileiro, do qual já ouviu falar muito.

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes