Ufes participa de restauração, pesquisa e treinamento no Santuário de Anchieta

20/08/2021 - 18:12  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A convite do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura de Anchieta, o reitor Paulo Vargas visitou nesta sexta-feira, 20, o Santuário Nacional de São José de Anchieta, no município de Anchieta, cujas obras de restauração serão concluídas em outubro. Os trabalhos contaram com a parceria da Ufes, por meio da colaboração de professores em várias etapas do projeto, e da Secretaria de Cultura, que atuará na oferta de oficinas de treinamento de pessoal para atividades de arte-educação, necessárias quando for aberto o Centro de Interpretação São José de Anchieta.

O conjunto que forma o Santuário é composto pela igreja construída no século XVI e pela antiga residência dos jesuítas, e foi tombado pelo Iphan em 1943. Ambas as obras foram restauradas e receberam complementos arquitetônicos contemporâneos e obras de acessibilidade, climatização, sonorização, além da construção de um café, loja e banheiros, a fim de favorecer a visitação pública.

O reitor Paulo Vargas (de camisa branca, à direita, na foto ao lado) afirmou ser “uma alegria para a nossa Universidade contribuir com a preservação do patrimônio histórico do Espírito Santo, cujo valor não se limita às fronteiras estaduais, pois é um conjunto que desperta interesse nacional e internacional”. Ele também destacou a importância do Santuário e do museu como promotor de desenvolvimento local, por meio do turismo e do incentivo a atividades culturais.

A representante do Iphan no Espírito Santo, arquiteta Elisa Taveira, o prefeito do município, Fabrício Petri, e o reitor do Santuário, Padre Nilson Maróstica, apresentaram ao reitor da Ufes os espaços restaurados e o museu, que é dedicado à história de São José de Anchieta, e também contará com um centro de documentação e pesquisa, com acervo digitalizado.

A restauração foi iniciada em 2018 e executada pelo Instituto Modus Vivendi, com patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de lei de incentivo à cultura.