Ufes participa de inauguração on-line da primeira usina de pesquisa fotovoltaica do estado

18/03/2021 - 16:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:27

O reitor Paulo Vargas e o coordenador do Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel), Marcelo Segatto, participaram nesta quarta-feira, 17, da inauguração on-line da usina fotovoltaica do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), que contou com a presença do governador Renato Casagrande. O LabTel fez parte do planejamento e da execução da implantação da usina, que também será um centro de pesquisas sobre os módulos fotovoltaicos.

O desenvolvimento do projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, e contou com a cooperação entre o LabTel e a empresa ECOUNI, contratada com os recursos da Fapes.

Paulo Vargas ressaltou a relevância da pesquisa em energia renovável, devido ao seu papel na preservação ambiental por meio do uso de um recurso natural abundante e sem impacto ao ecossistema natural e também pelo domínio de tecnologia estratégica para o desenvolvimento econômico e social, regional e nacional. Destacou ainda a importante parceria que a Ufes mantém com o Governo do Estado e o setor produtivo, promovendo a inovação e estimulando investimentos.

Além de uma economia anual de R$ 357.923,48 e da produção de energia de 425 MWh/ano, os 844 painéis instalados também irão funcionar como um centro de estudos de energia renovável. Cada um deles tem um rádio rastreador de máxima potência, uma tecnologia que informa as atividades e os problemas de cada um de forma individual. De acordo com o engenheiro eletricista João Favero, da ECOUNI, isso é importante, pois, além de viabilizar um conhecimento maior do andamento e das falhas de cada placa, o que proporciona conhecimento mais preciso sobre o funcionamento delas, oferece uma proteção, já que, em casos de perda de uma, as outras não são afetadas, algo que não acontece em outros formatos.

As informações adquiridas serão utilizadas para estudar futuras instalações de energia fotovoltaica em outros locais do estado. “O LabTel continuará a participar das pesquisas e propostas futuras. Esse projeto é só o início, pois devido a ele foi criado o Laboratório de Gestão em Energia Renovável, do qual eu faço parte, onde iremos, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, entender o melhor formato para futuras instalações para termos mais energia limpa no Espírito Santo e também colaborar com o crescimento dessa tecnologia”, disse Segatto.

O LabTel é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, que pesquisa telecomunicações e tecnologias da informação. Sua estrutura é composta por dois laboratórios, sendo um dedicado à simulação computacional em comunicações ópticas e outro exclusivo para a realização de trabalhos experimentais, com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Eficiência

O sistema utilizado pode ser até 25% mais eficiente do que os geradores tradicionais devido aos painéis escolhidos. “Ao ser convidado a fazer parte do projeto, me avisaram que seria uma base de pesquisa também, então escolhemos os painéis com a tecnologia MLPE, que oferecem o melhor desenvolvimento”, conta Favero.

Os conjuntos também oferecem maior segurança, pois, em casos de incêndio, ao desligar a bomba de energia, a produção dela é interrompida totalmente, tendo assim uma proteção para o corpo de bombeiros agir. Em outros tipos de módulos, essa geração continua, oferecendo maior risco de eletrocussão.

O CPID é um centro de pesquisas situado em Cariacica, que tem como objetivo incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação, potencializando e impulsionando a economia estadual. O espaço é formado por laboratórios de diferentes áreas, como: novas tecnologias, inovação, meio ambiente e atendimento ao setor industrial, onde os pesquisadores podem desenvolver seus estudos. O objetivo é tornar o Espírito Santo um estado criador e desenvolvedor de projetos voltados para o setor de tecnologia.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de projeto de Comunicação)
Imagem: Max Wender - Governo do Estado