Ufes integrará comitê para elaborar plano de vacinação dos profissionais da educação

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, participou na manhã desta quinta-feira, 15, do ato simbólico que marcou o início da vacinação de profissionais da área da educação do Espírito Santo contra a covid-19. A Universidade integrará um Comitê Interinstitucional criado pelo governo estadual para elaborar um plano de distribuição das vacinas para esses trabalhadores.

O evento foi realizado no Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo. Na solenidade, seis professores das redes pública e privada receberam a primeira dose da vacina. Dentre eles, a professora do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Ufes Sônia Lopes Victor, de 53 anos, representou os profissionais da educação do esino superior da rede pública.

Na foto, em pé, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; o governador do ES, Renato Casagrande; a vice-governadora, Jacqueline Moraes; o secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo; e o reitor Paulo Vargas. Recebendo a vacina, a professora do Centro de Educação da Ufes Sônia Lopes Victor.

“O sentimento é de alívio por saber que este ato simbólico representa o início da vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação do estado. Estes trabalhadores, em especial os professores e, em particular, os professores do ensino superior público da Ufes estão, desde o início da pandemia, trabalhando exaustivamente e em condições difíceis para garantir um ensino democrático e de qualidade a todos os estudantes, sobretudo para aqueles que tiveram condições mais apropriadas de acesso tardiamente ao ensino superior público, por motivos históricos, políticos, econômicos e sociais”, ressalta a professora.

Ela enfatiza que os professores da Universidade estão realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ações e tarefas administrativas, em meio a tristezas e incertezas, e aos ataques à educação, à universidade pública e ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Este ato é o momento oportuno para reafirmarmos a incondicional valorização da vida e a urgência de imunização de todos os brasileiros. Também é um momento de nos lembrarmos dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação que faleceram por covid-19 e prestar nossa solidariedade aos familiares e amigos. Temos que continuar combatendo discursos e práticas negacionistas, em diferentes esferas da vida social, que falseiam a realidade e que fazem um desserviço para toda a sociedade ao negarem a ciência e os protocolos de manutenção à vida, como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento e isolamento social", destaca.

Para o reitor Paulo Vargas, o início da vacinação dos trabalhadores da educação é “um passo muito importante, pois traz um cenário mais propício para a retomada das atividades presenciais de um setor tão importante para a sociedade, formado pelos diversos níveis, desde a educação básica à superior”. Ele destaca também a importância da participação da Ufes na organização desse grande esforço que está sendo promovido pelo governo estadual em parceria com outras entidades estatais e da sociedade civil, por ser a única instituição pública de ensino superior e ter um grande alcance e impacto em nível estadual.

Próxima semana

Durante o evento, o governador Renato Casagrande explicou que a vacinação destinada aos trabalhadores da educação começa na próxima semana e que os primeiros serão os profissionais na faixa etária de 50 a 59 anos, até chegar aos de 20 anos. “É um dia muito especial, iniciar a vacinação dos profissionais da educação, servidores tão importantes para o nosso estado”, afirmou.

O governador explicou ainda que o Comitê Interinstitucional tem o objetivo de definir prioridades e acompanhar a distribuição e a aplicação das vacinas nesses profissionais. O comitê é composto por representantes da Secretaria Estadual da Educação (Sedu), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), da Ufes, do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação (Undime-ES) e do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe).

Em seu site, o governo estadual adiantou que, seguindo a Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 46/2021, “a antecipação da vacinação dos professores ocorrerá seguindo escalonamento por faixa etária e categoria de trabalhadores e classe, levando-se em consideração da maior idade até a menor idade”. A Sedu, por meio do Comitê, fará uma listagem nominal dos professores contemplados neste primeiro momento da vacinação. A lista será atualizada semanalmente e repassada aos municípios, que serão responsáveis pela execução da ação.

A estimativa é que sejam imunizados mais de 100 mil trabalhadores da educação no estado, incluindo profissionais de creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desses, 42 mil são professores. Depois serão os profissionais do ensino superior.

Na cerimônia, o governador lamentou pela quantidade reduzida de vacinas: “Diversos outros trabalhadores também são merecedores da vacinação, mas, infelizmente, não temos vacinas suficientes para atender a todo mundo. É o Ministério da Saúde que tem a competência de encaminhar as doses das vacinas para serem aplicadas na população, obedecendo ao Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. Mesmo assim, estamos avançando na vacinação no Espírito Santo, colocamos o estado em uma posição de destaque no ranking nacional. A vacina chega e a gente distribui imediatamente para os municípios. Estamos torcendo para que os contratos do governo federal, de fato, sejam maiores e efetivos na compra de mais vacinas, para podermos salvar mais vidas da nossa população”, acrescentou.

Além das autoridades estaduais, a solenidade contou com a presença de políticos, representantes de instituições de ensino das redes públicas e privadas, e representantes de sindicatos dos trabalhadores em educação.

 

Texto: Jorge Medina
Imagem: Hélio Filho – Secom do Governo do Estado
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.