Ufes instala comissão para elaboração da Política de Acessibilidade da Universidade

27/11/2020 - 18:06  •  Atualizado 01/12/2020 12:10

A Administração Central da Ufes instalou na tarde desta sexta-feira, 27, a Comissão Especial responsável por elaborar a Política de Acessibilidade da instituição. O documento vai definir objetivos, diretrizes e normas relativas às diferentes dimensões da acessibilidade dentro da Universidade: atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital.

O vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton, deu boas-vindas aos membros da Comissão e destacou a importância da Política de Acessibilidade para superar barreiras, não somente físicas, mas também atitudinais. “Nós sabemos que o caminho é longo, envolve um processo de conscientização dentro da Universidade. Não bastam investimentos, é preciso mobilizar a comunidade para compreender o que é acessibilidade e o que tratamos quando tocamos no tema. Com a Política de Acessibilidade, estamos construindo uma Universidade mais compreensível e acessível”.

A presidente da Comissão e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Déborah Provetti, destacou que acessibilidade é um conceito em constante evolução. “Em um passado recente, havia uma forte tendência em entender acessibilidade majoritariamente no aspecto arquitetônico. Porém, em 2020, temos uma abordagem diferente, voltada à formação humana, à garantia dos direitos e à inclusão social”.

A presidente acrescentou que, atualmente, há 308 estudantes de graduação, nove estudantes de pós-graduação e 45 servidores com alguma deficiência na Universidade. “A acessibilidade é uma área transversal, que passa por ensino, pesquisa e extensão, que necessita de um olhar atento de toda a comunidade acadêmica. A instalação da Comissão é mais uma ação prevista no Plano de Ação de Acessibilidade da Ufes”, reforça.

A Universidade vem realizando ações em prol da acessibilidade, por meio de reformas em estruturas, como banheiros acessíveis, além de novas instalações, como rampas e elevadores. Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) lançou editais para atender estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade no contexto do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).

Próximos passos

A Comissão, composta atualmente por 18 membros, terá prazo de vigência de 12 meses, prorrogáveis por mais 12. A partir da instalação da Comissão, segue a elaboração da política em si. Concluído o documento, ele será encaminhado para aprovação nos órgãos colegiados superiores. Por fim, ao ser aprovada a Política de Acessibilidade, o desafio será a sua execução e divulgação à comunidade.

Para mais informações sobre acessibilidade na Ufes, visite acessibilidade.ufes.br.

Conheça os membros que compõem a comissão:

Déborah Provetti Scardini Nacari, assistente em Administração e presidente da Comissão
Douglas Christian Ferrari de Melo – professor do magistério superior
Jaqueline Ferreira de Almeida – assistente em Administação