Ufes inicia curso virtual de português para estudantes e professores no Azerbaijão

21/07/2023 - 18:25  •  Atualizado 24/07/2023 19:01

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, por meio de sua Divisão de Idiomas, está oferecendo um curso virtual de português, de forma gratuita, para estudantes e professores da Azerbaijan University of Languages (ADU), no contexto de uma parceria acadêmica entre as universidades. Dezoito pessoas estão participando do curso, que é coordenado pelo professor do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Ufes Santinho Ferreira de Souza, com apoio de estagiários e bolsistas dos cursos de graduação em Letras.

O chefe da Divisão de Idiomas da SRI, Alexsandro Meireles, contou que a iniciativa partiu da Embaixada do Brasil no Azerbaijão: “A embaixada entrou em contato conosco no ano passado manifestando o interesse em expandir a língua portuguesa para o país e nos colocou em contato com a ADU. Este ano conseguimos efetivar o curso. A experiência está sendo muito boa”.

Meireles disse ainda que, como contrapartida, a ADU, com quem a Ufes mantém um acordo de cooperação, ofertará um curso de russo para estudantes e professores da Ufes, em data a ser agendada.

Conteúdo

O primeiro módulo do curso, com 126 horas, teve início no dia 27 de junho e se estenderá até 21 de setembro. Um segundo módulo está previsto para ser ofertado até o final deste ano. O curso inclui atividades síncronas e assíncronas, com temas como língua portuguesa e cultura brasileira, além de temas da atualidade e outros ligados à língua e cultura azerbaidjana.

O secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite, afirma que este curso faz parte dos esforços da SRI para que a Ufes supere um dos sete desafios institucionais que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição (PDI 2021–2030), que é a internacionalização. “Mais especificamente, ele contribui para o alcance de um dos objetivos estratégicos transversais de extensão, que é promover práticas extensionistas e redes colaborativas com vistas à internacionalização”, explica.

Com informações da SRI