Ufes garante seguro de vida a extensionistas e estudantes vinculados a pesquisas

21/03/2022 - 16:49  •  Atualizado 22/03/2022 18:43

A Ufes ampliou os grupos contemplados por seguro de vida vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A partir desta quarta-feira, 23, estudantes extensionistas; vinculados a pesquisas de mestrado, doutorado e iniciação científica; de disciplinas da graduação que têm atividades práticas ou de campo com algum nível de risco à saúde; e docentes voluntários que atuam na graduação e na pós-graduação estarão cobertos por seguros por morte, invalidez total ou parcial permanente. Estagiários, que já eram contemplados com o benefício, também seguem com a cobertura.

As listas com os nomes das pessoas beneficiadas a partir deste mês foram fechadas no último dia 15 e encaminhadas à seguradora. Esse procedimento será feito sempre no 15º dia do mês, para inclusão ou exclusão de nomes. Cabe às pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão (Proex), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Gestão de Pessoas (Progep) a apuração das respectivas listas. No caso da Proex, por exemplo, os nomes informados devem estar cadastrados no Sistema de Gestão da Extensão (SIGEX), cabendo aos coordenadores dos projetos de extensão manterem atualizados os dados de estudantes extensionistas.

“O seguro para estudantes é uma demanda muito antiga da comunidade extensionista. O coordenador levava a equipe para as atividades fora da Universidade e ficava sempre preocupado. Agora, esse cenário mudou, e chega em boa hora, quando os cursos estão implementando a carga horária de extensão em seus currículos. Levaremos nossos alunos para as atividades sabendo que eles estão segurados”, afirma o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto.

Histórico

O diretor de Gestão da Proex, Athelson Bittencourt, conta que, a partir de uma demanda sobretudo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que executa projetos de extensão em locais onde há riscos à saúde dos pesquisadores, a Proex iniciou o debate com a Prograd, que já tinha contrato de seguros para estagiários. Foi formado, então, um grupo de trabalho composto pelas pró-reitorias envolvidas na ampliação dos grupos que poderiam ser segurados.

O contrato prevê um investimento de R$ 17.100,00 por semestre. “Nossa ideia é expandir ainda mais, queremos todos os estudantes da Ufes cobertos pelo seguro. Aumenta a segurança e simplifica o controle, pois hoje o aluno está na aula prática, amanhã na extensão, depois na pesquisa. Vamos defender junto ao Tribunal de Contas da União esse projeto. Em termos financeiros, não traz grandes impactos, pois o número de vidas é grande e o risco é baixo”, afirma.

Texto: Sueli de Freitas