O II Mutirão de Retificação de Nome e Gênero para Estudantes Trans da Ufes acontece na próxima sexta-feira, 30. O mutirão é promovido pela na Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad) da Universidade em parceria com a Coordenação de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES).
Segundo a coordenadora do mutirão, Viviana Corrêa, após comunicação da iniciativa por e-mail doze estudantes manifestaram interesse em retificar nome e gênero em documentos oficiais (Certidão de Nascimento, RG e CPF). O atendimento será das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sede da Saad, no prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras. Os documentos a serem apresentados serão informados às pessoas previamente inscritas.
“Além do primeiro atendimento, vamos receber também pessoas que já iniciaram os procedimentos para retificação e não tiveram a conclusão do processo por motivos diversos”, afirmou Corrêa. Como no primeiro mutirão, realizado em 2023, ainda no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), os defensores públicos vão receber a documentação e os pedidos e também orientar sobre os próximos passos, que incluem envio ao cartório.
A secretária de Ações Afirmativas e Diversidade, Patrícia Rufino, afirmou que o mutirão é mais uma política de inclusão e combate à discriminação desenvolvida na Universidade: “É um momento de fortalecer e integrar as ações, garantindo não só o reconhecimento do nome social dentro da Universidade, o que já acontece, mas promovendo esse mutirão para ajudar quem quer retificar nome e gênero. O ambiente acadêmico tem essa contribuição política e social para dar à sociedade”.
O II Mutirão integra a programação da VII Semana da Visibilidade Trans organizada pelo Conselho para a Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT+ do Espírito Santo, vinculado à Secretaria Estadual de Direitos Humanos.
Imagem: Defensoria Pública do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo