Teatro Universitário recebe milhares de crianças para apresentações gratuitas

10/04/2024 - 16:16  •  Atualizado 11/04/2024 12:27
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz do projeto A Escola vai ao Teatro. Mostra o desenho de um ônibus amarelo, com um motorista de bigode na direção e três crianças no interior. Acima do ônibus, figuras de uma lâmpada, máscaras que simbolizam o teatro, uma nota musical, uma máquina fotográfica e uma aquarela.

O Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, recebe esta semana milhares de estudantes de 80 escolas das redes pública e privada da Grande Vitória para sessões fechadas de teatro. Até sexta-feira, 12, as crianças e adolescentes assistirão ao clássico Alice no País das Maravilhas, musical do projeto A Escola Vai ao Teatro, realizado pela Dourado Produções.

Segundo estimativa da produtora, serão cerca de 6 mil estudantes presentes em nove sessões do espetáculo, nos períodos matutino e vespertino. Realizado na Ufes há 11 anos, o projeto completa 26 anos de existência formando plateias e levando cultura para os estudantes.

“É muito bem-vinda essa parceria com a Dourado Produções, porque podemos dar oportunidade para que crianças de escolas públicas e privadas tenham acesso à cultura e ao nosso teatro”, afirma o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “Serão nove sessões em que a arte e a cultura irão contribuir no processo de aprendizagem dessas crianças”.

Musical

Baseado na obra do escritor inglês Lewis Carroll, o musical conta a história de Alice, uma menina de 10 anos que, ao perseguir um coelho pelo jardim, acaba caindo em um buraco que a leva a um mundo desconhecido. Nesse universo, ela conhece uma série de personagens fantásticos e precisa enfrentar desafios que a farão questionar a realidade que conhecia até então.

Pensado para o público infantil, o musical estimula o pensamento filosófico, questionando comportamentos humanos atuais. De forma lúdica, a história de Alice suscita a reflexão sobre questões contemporâneas como o poder, o egoísmo, a educação e os relacionamentos.


* Matéria atualizada em 11/04/2024, às 12h26

 

Categorias relacionadas