Sueli Carneiro vem à Ufes para conversa sobre antirracismo nas universidades

03/11/2022 - 19:36  •  Atualizado 07/11/2022 12:06

Na próxima segunda-feira, 7, a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) recebe a filósofa, escritora e ativista do movimento negro brasileiro Sueli Carneiro, para uma gira de conversa sobre antirracismo em instituições de ensino superior, com a participação de professores negros da Universidade e aliados na luta antirracista. Com as vagas para participação presencial já esgotadas, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Adufes no YouTube entre 10 horas e meio-dia.

A gira de conversa com a participação de Sueli Carneiro abre as atividades do Novembro Negro: por uma universidade antirracista, evento em comemoração ao mês da Consciência Negra. As ações são organizadas pelo Grupo de Trabalho Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GT PCEGDS) da Adufes.

Vice-presidente da Adufes e membro do GT, a professora Jacyara Paiva ressalta que Carneiro, fundadora do Instituto da Mulher Negra – Geledés, é considerada uma das mais relevantes pensadoras do feminismo negro no Brasil: “Para a Adufes, é uma honra receber a professora para um encontro presencial. Rapidamente preenchemos o número de vagas e, por isto, será transmitido a todos por meio do canal no YouTube da Adufes para que ninguém fique de fora deste evento”.

Sueli Carneiro é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e uma das principais referências da discussão do feminismo negro no Brasil e das cotas raciais nas universidades brasileiras, tendo mais de 150 artigos publicados em jornais, revistas e em 17 livros com relação aos temas.

Nos últimos 20 anos, recebeu diversas honrarias, dentre elas o Prêmio Bertha Lutz, a menção honrosa no Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, o Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa, o Prêmio Benedito Galvão, o Prêmio Itaú Cultural 30 anos e o Prêmio Especial Vladimir Herzog. Tem um selo editorial que leva o seu nome, criado pela filósofa Djamila Ribeiro.

Texto: Adriana Damasceno