Serviços de Oncologia do Hucam-Ufes são ampliados com contratação de mais médicos

04/03/2024 - 11:05  •  Atualizado 05/03/2024 16:03

Em uma solenidade marcada pela emoção, pelo destaque ao trabalho dos profissionais da instituição e à parceria entre instituições, dirigentes do Hospital Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam/Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciaram na sexta-feira, 1º de março, o início das atividades de ampliação do Serviço de Oncologia no hospital. “Com este marco, nós fechamos um ciclo e nos preparamos para novos avanços no futuro”, anunciou o superintendente do Hucam, Lauro Vasconcellos Filho (na foto, entre a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Viana, e o reitor da Ufes, Paulo Vargas).

A partir deste mês, o Hucam, que é referência em diagnóstico e realiza tratamento cirúrgico de tumores do abdômen, começa a tratar também cânceres que atingem a região colorretal por meio de quimioterapia. Segundo o médico e professor Lauro Vasconcellos, a ampliação foi possível graças à contratação de novos médicos por meio de concurso da Ebserh.

“Vamos agregar, fechando uma rede de cuidado. E fazemos isso já pensando no futuro, pois queremos sempre oferecer mais e com qualidade”, explicou o superintendente, ressaltando os trabalhos da equipe de profissionais do Hucam nesta área, na cadeia de cuidado. “As pessoas que têm câncer têm urgência e a gente tem que se antecipar, fazendo o diagnóstico e o tratamento precoces”, disse.

O reitor Paulo Vargas disse que o dia 1º de março é um marco importante para os profissionais de saúde do Estado e para a comunidade acadêmica: “Como hospital de ensino, temos o compromisso de não apenas oferecer os melhores cuidados, mas também de formar a próxima geração de profissionais de saúde. Então, é de suma importância este momento e, por isso, deixo meu agradecimento a todos os envolvidos neste projeto, que dedicam tempo e esforço para aprimorar a saúde, o ensino e a pesquisa”.

Parceria com o SUS

A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, que representou o presidente da empresa, Arthur Chioro, ressaltou o papel do Hucam dentro da rede de hospitais universitários, explicando que o fortalecimento da linha de cuidado com o paciente oncológico vai ao encontro dos propósitos e valores da Ebserh, que é de parceria com os gestores do SUS, oferecendo serviços de qualidade para a rede de saúde: “Este hospital está levando um exemplo de boa prática para a Rede”.

O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, falou da importância desta ampliação para a rede pública de saúde: “O Hucam tem expertise em diagnóstico e realiza cirurgias nesta área e agora anuncia este avanço. Recebemos com alegria esta ampliação, como um passo a mais no serviço de Oncologia em nosso Estado”.

O oncologista e professor Vitor Fiorin (foto) disse que a ampliação dos serviços de Oncologia é resultado do trabalho de toda a equipe e emocionou o público ao falar de suas experiências pessoal e profissional na luta contra o câncer, ressaltando o papel do Hucam na assistência e também na formação de profissionais na área de saúde. “Nosso propósito não é só tratar o câncer, mas ensinar ao profissional do amanhã a cuidar de um ser humano e de sua família”, disse.

Acolhimento

A ampliação do Serviço de Oncologia já está em funcionamento com o tratamento quimioterápico para pacientes com câncer colorretal. É o caso da paciente Sofia Santana, que começou a utilizar o serviço na sexta-feira e disse que se sente comovida ao ser recebida pela equipe da Oncologia no Hucam: “Se não fosse esse pessoal não sei o que seria de mim. Só tenho a agradecer”, disse.

De acordo com os dirigentes do Hucam, no início as quimioterapias atenderão demandas internas, ou seja, de cerca de 80 pacientes que já são atendidos no hospital, sendo que a ampliação possibilitará também tratamento de cânceres de mama e bexiga. A meta, segundo a Superintendência, é oferecer ao gestor do SUS no Estado uma nova porta de atendimento qualificado na área. “Com a chegada dos novos oncologistas, criamos oportunidade de sermos protagonistas também no tratamento clínico oncológico”, disse Lauro Vasconcellos.

Texto: Unidade de Comunicação do Hucam/Ufes
Fotos: Helio Marchioni