Seminários discutem Educação Especial. Programação segue até 30 de outubro

26/10/2020 - 15:27  •  Atualizado 28/10/2020 15:04

Começam hoje, 26, dois eventos conjuntos sobre Educação Especial: o VI Seminário Nacional de Educação Especial e o XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. A abertura acontece às 16 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Com o tema Educação especial como direito: pública, gratuita, laica, de gestão democrática e de qualidade socialmente referenciada, o evento objetiva socializar e debater a produção de conhecimento na área de Educação Especial, desde a básica até a superior.

“É uma pauta constante na área a luta por uma educação pública e de qualidade para os estudantes da Educação Especial, que por muito tempo estiveram alijados do processo de escolarização no ensino comum. Nos anos 90, com o movimento de inclusão, esses estudantes se deslocaram de um sistema especial de ensino para a escola comum. Tal deslocamento foi fortalecido com a publicação, em 2008, da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e de normativas posteriores a ela. Porém, nos últimos tempos, estamos acompanhando retrocessos que precisam ser debatidos”, esclarece Douglas Ferrari, professor do Centro de Educação da Ufes e membro da comissão organizadora do evento.

Programação

As atividades do evento seguem até a próxima sexta-feira, 30, distribuídas em sete mesas temáticas e com a apresentação de cerca de 300 trabalhos. Ao todo, são 2.500 inscritos.

“Cada sala contará com intérprete de Libras e com apoio técnico para garantir que tudo transcorra da melhor forma possível”, explica Sonia Lopes, coordenadora geral do evento, ao lado da professora Mariângela Almeida, ambas do Centro de Educação da Ufes.

Os seminários são promovidos pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Espírito Santo (FPEI-ES), que é composto por pesquisadores e professores da Ufes, profissionais da Educação do estado e municípios, coletivos e movimentos sociais.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona