Seminário de Integração sobre o Proaes será realizado no campus de Maruípe dia 4/10

30/09/2022 - 18:02  •  Atualizado 04/10/2022 11:51
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) realiza no dia 4 de outubro, no campus de Maruípe, o Seminário de Integração do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes). O evento é aberto a todos os estudantes cadastrados no Proaes, especialmente aos ingressantes em 2021/2 e 2022/1, e será realizado das 17 às 18 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos.

Os interessados em participar e receber certificado podem se inscrever até o dia 4, no Portal da Assistência Estudantil. Na página inicial do portal, após o login, o estudante deve clicar no botão “Eventos” para prosseguir com a inscrição. Aqueles que não precisarem de certificado podem participar sem a necessidade de inscrição prévia.

O objetivo do Seminário de Integração é apresentar os serviços ofertados por meio da Proaeci e os instrumentos legais que regulamentam o Proaes. O mesmo evento foi realizado para os estudantes do campus de Goiabeiras nos dias 27 e 28 de setembro (foto), e ocorrerá nos campi de Alegre e São Mateus no mês de outubro, em data a ser divulgada posteriormente pela Proaeci.

Sobre o Proaes

O Proaes reúne um conjunto de auxílios que proporcionam ao estudante de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no Proaes. Os editais de cadastro no Programa da Ufes são lançados semestralmente, permitindo que os alunos ingressantes possam realizar o cadastro na ocasião da chegada à Universidade.

Auxílio Unificado

A partir deste semestre letivo, entrou em vigor o Auxílio Permanência Unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 do Conselho Universitário da Ufes. Uma das principais mudanças do auxílio unificado está na análise para a concessão do benefício, devido à utilização de novos indicadores sociais que interferem na permanência do estudante.

No novo modelo, todos os alunos que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio-alimentação). Também houve reajuste nos valores pagos em dinheiro (pecuniários). O menor valor pecuniário direto, que era é de R$ 50, passará para R$ 200. 

Estudantes já assistidos pelo Proaes-Ufes, em especial os estudantes ingressantes nos semestres 2021/2 e 2022/1, não precisarão se inscrever novamente, mas passarão por uma transição para o Auxílio Unificado e precisarão atualizar seus documentos.

A transição será automática, não sendo necessária a intervenção do estudante. Contudo, é facultado ao aluno acessar o portal da AE e informar seus marcadores sociais. Se o fizer, será necessário enviar os documentos comprobatórios de cada marcador conforme edital.

 

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes