Seminário aborda acidentes e violência em tempos de pandemia. Inscrições abertas

Falando sobre acidentes e violência em tempos de pandemia é o tema do II Seminário Nacional de Violência e Acidentes (Senavi), que acontece entre os dias 7 e 12 de dezembro. O evento é organizado pelo Laboratório de Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa) da Ufes e tem como objetivo promover discussões com a sociedade sobre os acidentes e tipos de violência que são os maiores causadores de mortalidade no estado e no país.

“O Seminário terá um importante papel na criação de espaços que propiciem o debate e a visibilidade da temática, contribuindo para a divulgação de produção científica e a geração de conhecimentos para os diversos agentes que atuam nas áreas de segurança, saúde, educação, assistência social, justiça, entre outros. Os acidentes e a violência representam um grave problema de saúde pública, que podem comprometer o bem-estar, a integridade física, psicológica e o direito ao pleno desenvolvimento de quem a vivencia”, enfatiza a coordenadora do Lavisa e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Franciele Marabotti.

O evento também tem por objetivo permitir o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais, professores, estudantes e comunidade geral sobre as diversas vertentes que envolvem a temática da violência e dos acidentes.

Eixos temáticos

O seminário terá dois eixos temáticos. O primeiro discutirá os acidentes, as políticas de prevenção, a epidemiologia dos acidentes e os acidentes de transporte e seu enfrentamento. No segundo eixo, serão debatidos a violência, as políticas de prevenção, o enfretamento da violência, a violência interpessoal e a violência autoprovocada.

O evento é gratuito é será realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do YouTube. A programação terá conferências, palestras e  apresentação de trabalhos científicos com participação de professores e pesquisadores de várias instituições do estado e do país.

Os interessados podem se inscrever por meio do link  https://forms.gle/ns5GKgnscFEmzd8E6, e outras informações  sobre o evento e a programação podem ser acessadas nas redes sociais do Lavisa: Instagram: @lavisaufes https://www.instagram.com/lavisaufesFacebook:  https://www.facebook.com/lavisa.ufes.1 .

Qualificação

O Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa) foi criado pelo Departamento de Enfermagem da Ufes visando a qualificação acadêmica de estudantes e a formação de novos pesquisadores voltados para a temática dos acidentes, violência, conflito social, cidadania e direitos humanos. Esse espaço propicia o aprofundamento temático sobre a violência por meio da realização de atividades como seminários, conferências, grupos de estudo e atividades de estágio, envolvendo alunos, professores, pesquisadores e a comunidade em geral

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.