Reitor Paulo Vargas participa de encontro de reitores com o Papa Francisco

18/09/2023 - 19:16  •  Atualizado 26/09/2023 15:34

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, participará nos dias 20 e 21 de setembro do Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, promovido pela Red de Universidades para el Cuidado de la Casa Común - RUC (Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum). O encontro será realizado em Roma e contará com a participação do Papa Francisco.

Organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro discutirá temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, entre outros. Comporão a delegação brasileira reitores e reitoras de 41 universidades.

Para o reitor Paulo Vargas, este é um fato histórico: “O papa chamar os reitores para discutir questões de interesse mundial é uma deferência às universidades e uma consideração ao papel que elas podem desenvolver para a solução de problemas que afetam toda a sociedade. É uma grande oportunidade e a Ufes não poderia deixar de aceitar esse convite”.

Encíclicas

Os temas a serem tratados no encontro são baseados nas encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, escritas pelo Papa Francisco. Laudato si’  aborda os problemas ambientais que ocorrem na Terra (a casa comum) e propõe um paradigma de mudança. Já a encíclica Fratelli tutti dá continuidade à Laudato sie faz um chamamento para que a humanidade redescubra sua fraternidade universal e trabalhe em um projeto de desenvolvimento que promova a dignidade humana.

O encontro com os reitores tem a proposta de fortalecer o compromisso das instituições com o cuidado da casa comum. Veja a programação no arquivo anexado abaixo.

Texto: Thereza Marinho