Projeto de estudante de Design da Ufes é selecionado em edital da Fapes

18/12/2020 - 16:28  •  Atualizado 22/12/2020 13:53

Uma plataforma digital de vendas de produtos que divulga trabalhos de artistas independentes. Esta é a ideia da marca Pacifista, criada pela estudante de Design da Ufes Bárbara Manhães em parceria com os estudantes Yago Costa (Universidade Federal de Minas Gerais) e Matheus Tibério (Fucape), selecionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para receber recursos financeiros para o seu desenvolvimento.

O projeto foi apresentado em setembro de 2019 à Fapes, por meio do programa Centelha. Após passar por três fases de seleção, concorrendo com cerca de 3.500 inscritos, foi selecionado em quinto lugar para assinar contrato de fomento com a Fundação.

A plataforma digital (www.pacifista.com.br) está em fase de construção, com previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2021. O objetivo dos sócios é dar mais visibilidade ao projeto e conseguir mais parcerias para criar novas coleções e produtos. “O projeto foi justamente baseado na criação desta plataforma, que permitirá o cadastro de mais artistas e a disponibilização de suas criações para veiculação em diversos produtos”, explica Bárbara Manhães. Os três amigos pretendem, ainda, diversificar a gama de produtos oferecidos, visando incluir artigos de decoração e papelaria.

Produtos

Em parceria com artistas, a marca desenvolve estampas para coleções, que incluem camisas e ecobags. “Os artistas disponibilizam suas artes para venda na forma de diversos produtos no nosso site e recebem parte do valor recebido com as vendas”, explica Bárbara, estudante do primeiro período de Design. Segundo ela, o objetivo da Pacifista é possibilitar que artistas possam divulgar seus trabalhos em bens de consumo, sem a necessidade de realizar investimento financeiro direto.

A primeira coleção produzida pela marca surgiu de uma parceria com o artista capixaba Maurício Cortelettti, egresso do curso de Design da Ufes. Foram nove estampas autorais aplicadas em camisas e ecobags, em uma coleção intitulada Água Viva (nome artístico de Corteletti). O segundo trabalho veio de uma parceria com o ilustrador curitibano Ezekiel Moura e contou com seis estampas.

De acordo com Bárbara Manhães, atualmente os artistas têm sido selecionados com base na análise dos portfólios para que haja um ajuste entre demanda e produção. “Neste momento inicial, não podemos contratar um grande número de parceiros. No futuro, a intenção é que qualquer artista interessado em disponibilizar suas artes para venda possa se cadastrar no site. Para isso, precisamos de um grande fluxo de produção, que está sendo aprimorado e estudado de acordo com nossa demanda e previsões de crescimento”, analisa.

Novo caminho

Bárbara Manhães recorda que foi a ideia de criação da marca que a motivou na busca por um novo caminho profissional: “Eu cursava o quinto ano de Medicina na Ufes e, depois de descobrir minha vocação, decidi me desligar do curso para estudar moda e design. Por isso, ingressei novamente na Universidade, no início deste ano”.

Para ela, a graduação em Design da Ufes oferece ótimas bases teórica e prática, auxiliando no desenvolvimento de habilidades relacionadas a moda, cultura e fotografia. “Além disso, durante o curso poderei me aprofundar em áreas que ainda não tenho familiaridade, como computação gráfica e programação, que são domínios essenciais para a manutenção da plataforma digital”, conclui.

Artistas, professores e estudantes interessados em se tornar parceiros da marca Pacifista podem entrar em contato com os sócios por mensagem privada no Instagram (@umpacifista).

Texto: Adriana Damasceno